Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4848
Título: Leitura e escrita no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Sousa, Maria da Conceição Araújo de
Palavras-chave: Leitura
escrita
conhecimento prévio
aprendizagem
Data do documento: 27-Ago-2014
Resumo: Infelizmente a leitura e a escrita ainda representam a principal causa do fracasso da educação brasileira. Nós, professores, temos a grande responsabilidade de cada vez mais procurarmos meios que norteiam nossos alunos a lerem e escreverem mais e melhor, pois nossa sociedade precisa de leitores capacitados para compreenderem o mundo atual e saberem interpretar em todo contexto social. O meu objetivo na monografia foi focar e analisar a fundamental importância da leitura e escrita no ensino fundamental das séries iniciais, trabalhando com vários gêneros textuais, com literatura infantil e outros. Busquei com esta monografia mostrar possibilidades para aprimoramento do trabalho em sala de aula, levando em consideração o conhecimento da criança para contextualizá-lo ao ensino/aprendizagem de leitura e produção textual. Esse processo não tem prazo determinado, ele deve ser ponto de partida para todas as atividades planejadas na escola. Nessa concepção, pretendo formar bons leitores e escritores, conscientes de que a leitura acontece brincando, ouvindo o outro, imaginando, fantasiando, desenhando, cantando e outras situações, isso depende apenas do planejamento das aulas de leitura. Como marco teórico, inspirei-me principalmente nos estudos e leituras de Freire, Bakhtin, João Wanderley Marcuschi, Magda Soares e Marcos Bagno. Assim, aponto na monografia uma compreensão mais ampla do que é leitura, bem como mostro a diferença entre alfabetização e letramento, que devem ser ensinados juntos. Em seguida, mostro como é importante a seleção dos textos para trabalho em sala de aula, levando em consideração assuntos, autores, tipos de textos e gêneros textuais. É imprescindível que a atividade de leitura seja prazerosa. Para que isso se torne possível, é fundamental o planejamento da aula, considerando sempre o universo do educando. A atuação do professor deve ser a de um mediador/orientador, o aluno deve ser o construtor do próprio saber. Entendendo a arte como uma grande aliada na formação do ser humano, optei por focar meu olhar na possibilidade de trabalhar com literatura infantil em sala de aula. Assim, aponto alguns caminhos inspiradores para propostas pedagógicas. Unindo minha experiência como educadora às leituras realizadas para a presente pesquisa, sinto-me mais consciente e segura para o trabalho em sala de aula.
Descrição: SOUSA, Maria da Conceição Araújo de. Leitura e escrita no processo de ensino-aprendizagem. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro-PB, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4848
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Da Conceição Araújo De Sousa.pdf Maria Da Conceição Araújo De Sousa 463.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.