Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4849
Título: | Caminhos traçados: a importância de uma boa relação entre professor e aluno no ensino aprendizagem de matemática |
Autor(es): | Costa, Ana Luiza Araujo |
Palavras-chave: | Ensino–aprendizagem de Matemática Relação professor-aluno Juventude |
Data do documento: | 27-Ago-2014 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo estudar a influência da relação intersubjetiva entre professores e alunos na formação pedagógica e escolar da unidade de ensino Manoel Honorato Sobrinho da rede estadual de ensino da cidade de Coxixola no Cariri Paraibano. A partir disto, trazendo para o mundo escolar as diferenças existentes e a realidade vivida e presenciada pelo alunado e o educador, também se busca compreender o papel do professor e do aluno diante das questões postas pela contemporaneidade para a Educação, tais como: diferenças regionais, múltiplos saberes, diversidade cultural, subjetividades, aspectos locais/regionais, cidadania etc. A relação intersubjetiva entre professor e aluno no ambiente escolar tem refletido no processo ensino aprendizagem, assim como é reflexo dos conflitos existentes entre as diferentes gerações que ali se encontram. Tal estudo, que se caracteriza do tipo qualitativo, fará uma pesquisa qualificada de pesquisa-ação do tema em pauta, a partir da aplicação de dois projetos que serão desenvolvidos nas salas de aula com professores da área de matemática para análise do rendimento de aprendizagem dos alunos pelo histórico escolar e a observação dos casos de ocorrências administrativas entre professores e alunos registradas. Portanto, este trabalho ajudará a entender o grau de interação entre professores e alunos com vistas a perceber a problemática da diferença geracional, cultural, econômica e social que possa existir entre estes sujeitos na educação. |
Descrição: | COSTA, Ana Luiza Araujo. Caminhos traçados: a importância de uma boa relação entre professor e aluno no ensino aprendizagem de matemática. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4849 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Luiza Araujo Costa.pdf | Ana Luiza Araujo Costa | 3.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.