Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/484
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Ianne Lopes de-
dc.date.accessioned2012-10-22T13:11:16Z-
dc.date.available2012-10-22T13:11:16Z-
dc.date.issued2012-10-22-
dc.identifier.otherCDD 510.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/484-
dc.descriptionARAÚJO, I. L. de. Uma introdução à lógica matemática: O uso dos Blocos Lógicos no terceiro ano das séries iniciais. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo a exploração dos Blocos Lógicos no terceiro ano das séries iniciais como a importância de se trabalhar em equipe, classifica-los de acordo com seus atributos, fazer figuras com o material presente em seu cotidiano e realizar atividades. Classificamo-la como uma pesquisa qualitativa, sendo ela realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel da Costa Cirne. Foram feitas atividades e entrevistas com oito alunos do terceiro ano das séries iniciais. Na pesquisa retomamos todo o contexto histórico sobre a Lógica Matemática e Blocos Lógicos, que inicia na Grécia com a lógica aristotélica até os trabalhos de Zoltan Dienes, com relação ao pensar matemático, de acordo com Jean Piaget, a partir da pré-escola. A respeito da contribuição de Jean Piaget para o pensar matemático e Blocos Lógicos, discutimos a importância que ele traz para o ensino nas séries inicias sobre a descoberta de formas geométricas. Os alunos, sujeitos desta pesquisa, do terceiro ano das séries iniciais nos mostraram que o despertar de cada um deles foi satisfatório com relação à identificação das figuras como sua forma, tamanho, cor e espessura, assim como todos alegremente colaboraram com a pesquisa em si. Pudemos perceber o quanto os alunos têm capacidade no aprendizado, mesmo carentes e advindos de uma escola municipal. Os Blocos Lógicos podem ser também inseridos, e aconselhamos que sejam, em conteúdos matemáticos no Ensino Fundamental II, facilitando o ensino da Matemática, proporcionando melhor desenvolvimento escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Abigail Fregni Linspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectLógica Matemáticapt_BR
dc.subjectBlocos Lógicospt_BR
dc.titleUma introdução à lógica matemática: O uso dos Blocos Lógicos no terceiro ano das séries iniciaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ianne Lopes de Araújo.pdfIanne Lopes de Araújo1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.