Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/484
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Ianne Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2012-10-22T13:11:16Z | - |
dc.date.available | 2012-10-22T13:11:16Z | - |
dc.date.issued | 2012-10-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 510.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/484 | - |
dc.description | ARAÚJO, I. L. de. Uma introdução à lógica matemática: O uso dos Blocos Lógicos no terceiro ano das séries iniciais. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo a exploração dos Blocos Lógicos no terceiro ano das séries iniciais como a importância de se trabalhar em equipe, classifica-los de acordo com seus atributos, fazer figuras com o material presente em seu cotidiano e realizar atividades. Classificamo-la como uma pesquisa qualitativa, sendo ela realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel da Costa Cirne. Foram feitas atividades e entrevistas com oito alunos do terceiro ano das séries iniciais. Na pesquisa retomamos todo o contexto histórico sobre a Lógica Matemática e Blocos Lógicos, que inicia na Grécia com a lógica aristotélica até os trabalhos de Zoltan Dienes, com relação ao pensar matemático, de acordo com Jean Piaget, a partir da pré-escola. A respeito da contribuição de Jean Piaget para o pensar matemático e Blocos Lógicos, discutimos a importância que ele traz para o ensino nas séries inicias sobre a descoberta de formas geométricas. Os alunos, sujeitos desta pesquisa, do terceiro ano das séries iniciais nos mostraram que o despertar de cada um deles foi satisfatório com relação à identificação das figuras como sua forma, tamanho, cor e espessura, assim como todos alegremente colaboraram com a pesquisa em si. Pudemos perceber o quanto os alunos têm capacidade no aprendizado, mesmo carentes e advindos de uma escola municipal. Os Blocos Lógicos podem ser também inseridos, e aconselhamos que sejam, em conteúdos matemáticos no Ensino Fundamental II, facilitando o ensino da Matemática, proporcionando melhor desenvolvimento escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Abigail Fregni Lins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Lógica Matemática | pt_BR |
dc.subject | Blocos Lógicos | pt_BR |
dc.title | Uma introdução à lógica matemática: O uso dos Blocos Lógicos no terceiro ano das séries iniciais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ianne Lopes de Araújo.pdf | Ianne Lopes de Araújo | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.