Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4850
Título: O acervo da delegacia de ordem e política social paraibana : uma análise da história de sua custódia
Autor(es): Nunes, Felicia de Oliveira Bastos
Palavras-chave: Custódia
Acervo do DOPS/PB
Núcleo de cidadania e direitos humanos
Data do documento: 27-Ago-2014
Resumo: O conjunto documental da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS), de onde se dá o ponto de partida para essa pesquisa, adquiriu uma grande importância à medida que cresceu o número de pedidos de indenizações ao governo por parte de vítimas do regime militar. Por isso, o presente estudo tem como objetivo analisar a história da custódia do acervo da DOPS, no Núcleo de Direitos Humanos - NCDH da Universidade Federal da Paraíba – UFPB - Campos I, dimensionar os processos arquivísticos voltados para a custódia do acervo identificando as intervenções a partir de critérios arquivísticos e, por fim, diagnosticar o fundo documental da DOPS propondo uma intervenção e instrumentação do acervo. Diante do exposto, partimos do pressuposto hipotético de que a custódia do acervo da DOPS encontra-se nos parâmetros arquivísticos. Como resultado, percebe-se que, na Paraíba, a situação da preservação e acesso da documentação pública carece de medidas urgentes e o trabalho desenvolvido no Núcleo é de suma importância para o resgate dos direitos e preservação da história, pois proporciona proteção aos documentos, bem como, realizou atividades arquivísticas no acervo seguindo os parâmetros arquivísticos. Além disso, foi possível identificar que o catálogo é o instrumento de pesquisa mais adequado para a realidade do acervo, possibilitando acesso à informação e fácil localização dos documentos.
Descrição: NUNES, F. de O. B. O acervo da delegacia de ordem e política social paraibana: uma análise da história de sua custódia. 2014. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4850
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felicia de Oliveira Bastos Nunes - Parte 2.pdfFelicia de Oliveira Bastos Nunes2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Felicia de Oliveira Bastos Nunes - Parte 1.pdfFelicia de Oliveira Bastos Nunes3.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.