Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4851
Título: O perfil do professor da rede estadual no município de Serra Branca-PB uma análise educacional sobre a formação inicial e continuada
Autor(es): Silva, Maria Simone Calixto da
Palavras-chave: Educação
Formação Continuada
Professores de Matemática
Data do documento: 27-Ago-2014
Resumo: Estamos na era da revolução tecnológica, do conhecimento e para tanto, se faz essencial estimular a organização, o debate a interação de valores e a aproximação do ambiente “escolar” com a sociedade em geral. No intuito de contribuir com essa fase do conhecimento, este trabalho analisa a importância da formação inicial e continuada dos professores da rede municipal da cidade de Serra Branca/PB. Objetiva assim a interpretação e assimilação da teoria à prática destes docentes, e, ao mesmo tempo, busca trazer, em sua essência, a realidade da formação inicial e continuada da “sociedade educacional” dessa região do cariri paraibano. Entende-se que o professor, é peça importante na aprendizagem do aluno, pois é quem “armazena” e interage com o mesmo na realização de novos métodos ministrados em sala de aula, ou seja, é quem faz, ou melhor, deveria fazer a diferença. Para tanto, a metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando-se de levantamento histórico e estatístico da formação inicial e continuada dos professores de Matemática em três escolas da rede estadual de ensino no município; assim como, no intuito de compreender melhor a relação teórica e prática da formação destes docentes, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores e a observação dos diálogos informais nos ambientes de formação, reunião, lazer e de trabalho no interior dessas escolas. Portanto, foram tomadas como questões norteadoras as seguintes perguntadas: Os cursos de formação são suficientes? Os professores da zona urbana estão buscando se “atualizar”? Estas são perguntas que norteiam esta obra.
Descrição: SILVA, Maria Simone Calixto da. O perfil do professor da rede estadual no município de Serra Branca-PB uma análise educacional sobre a formação inicial e continuada. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4851
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Simone Calixto da Silva.pdfMaria Simone Calixto da Silva792.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.