Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4852
Título: Educação de jovens e adultos (EJA): nas escolas no/do campo de Sapé/PB
Autor(es): Duarte, Severina Maria Rodrigues
Palavras-chave: Cidadania
Ensino
Educação de Jovens e Adultos
Data do documento: 27-Ago-2014
Resumo: A educação é um direito de todos e deve ser inclusiva e inserida de forma abrangente, sem distinção de cor raça e religião. Acreditando na importância da EJA, enquanto instrumento para alcançar um sociedade mais igualitária, proporcionando assim o crescimento econômico e desenvolvimento social e cultural do país, o trabalho monográfico aqui apresentado objetiva compreender as reais contribuições da EJA, desenvolvida nas escolas no campo, com metodologia voltada para a realidade do campo, no município de Sapé- PB. Partindo da realidade do cotidiano, para melhor conhecer a importância da EJA, para os alunos do município. Foi registrado neste trabalho dados referente à metodologia aplicada pelos professores nas escolas trabalhadas. Para a construção deste estudo partimos pela pesquisa qualitativa e quantitativa, na primeira buscamos ouvir todos os envolvidos no processo de aprendizagem, tanto alunos como professores. Num segundo momento aplicamos um questionário com os alunos, os dados obtidos durante esta pesquisa oferecem uma visão mais critica a respeito dos resultados da ação educativa nesta modalidade. A EJA é importante para que os alunos, pois possibilitou relaciona os conhecimentos com o seu cotidiano. Observou-se também que a evasão nas salas da EJA é decorrente na sua maioria por insegurança dos educandos, uma vez que moram distantes das escolas, outra explicação foi que os mesmos já tenham sofrido algum tipo de bullying, outro elemento importante para entender a evasão escolar é a fadiga do trabalho, uma vez que os alunos trabalham durante o dia e estudam a noite lavoura. Essas considerações imputam um ensino diferenciado onde os alunos sejam protagonistas de sua história, cabe também a professor o desenvolvimento de metodologia adequada para a realidade, conseguiu-se registrar que há um esforço pelo corpo docente das escolas pesquisadas para o melhor ensinamento, contudo as próprias escolas não tem uma estrutura adequada.
Descrição: DUARTE, Severina Maria Rodrigues. Educação de jovens e adultos (EJA): nas escolas no/do campo de Sapé/PB. 2014. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4852
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severina Maria Rodrigues Duarte.pdfSeverina Maria Rodrigues Duarte1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.