Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/485
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Adrielly Soraya Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2012-10-22T13:11:46Z | - |
dc.date.available | 2012-10-22T13:11:46Z | - |
dc.date.issued | 2012-10-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/485 | - |
dc.description | RODRIGUES, A. S. G. O ensino das operações em três ambientes distintos: atividades com o uso de máquinas de calcular e calculadoras. 2011. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo explorar as discussões obtidas sobre a aplicação de algumas atividades envolvendo o uso de máquinas de calcular e calculadoras em três ambientes distintos. Entendemos por máquinas de calcular calculadoras analógicas e calculadoras por calculadoras digitais. Os ambientes escolhidos foram uma turma de alunos do Ensino Regular, outra do Projeto Mais Educação e um minicurso intitulado Exploração de máquinas de calcular e calculadoras em sala de aula, ministrado durante o VI EPBEM – VI Encontro Paraibano em Educação Matemática no ano de 2010. Sendo assim, esse estudo constitui em uma pesquisa qualitativa tendo como guia a pergunta “Os resultados esperados para cada atividade proposta no minicurso podem ser atingidos quando aplicadas em sala de aula?”. Além disso, buscamos conhecer a visão de professores em exercício e em formação acerca do uso de calculadoras nas aulas de Matemática. Como metodologia foram utilizados observação sistemática e questionário. O desenvolvimento das atividades mostrou que o uso da calculadora em sala de aula pode ser uma rica oportunidade de aprendizagem, contribuindo para o amadurecimento cognitivo do aluno. Porém, para que isso ocorra alguns aspectos devem ser levados em consideração, como objetivos claros em cada atividade e o preparo do professor diante do uso de calculadoras, indispensáveis para o bom aproveitamento dessa ferramenta, tão presente no cotidiano do aluno. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Abigail Fregni Lins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Calculadora | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial e continuada | pt_BR |
dc.title | O ensino das operações em três ambientes distintos: atividades com o uso de máquinas de calcular e calculadoras | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Adrielly Soraya Gonçalves Rodrigues.pdf | Adrielly Soraya Gonçalves Rodrigues | 1.83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.