Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/485
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Adrielly Soraya Gonçalves-
dc.date.accessioned2012-10-22T13:11:46Z-
dc.date.available2012-10-22T13:11:46Z-
dc.date.issued2012-10-22-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/485-
dc.descriptionRODRIGUES, A. S. G. O ensino das operações em três ambientes distintos: atividades com o uso de máquinas de calcular e calculadoras. 2011. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo explorar as discussões obtidas sobre a aplicação de algumas atividades envolvendo o uso de máquinas de calcular e calculadoras em três ambientes distintos. Entendemos por máquinas de calcular calculadoras analógicas e calculadoras por calculadoras digitais. Os ambientes escolhidos foram uma turma de alunos do Ensino Regular, outra do Projeto Mais Educação e um minicurso intitulado Exploração de máquinas de calcular e calculadoras em sala de aula, ministrado durante o VI EPBEM – VI Encontro Paraibano em Educação Matemática no ano de 2010. Sendo assim, esse estudo constitui em uma pesquisa qualitativa tendo como guia a pergunta “Os resultados esperados para cada atividade proposta no minicurso podem ser atingidos quando aplicadas em sala de aula?”. Além disso, buscamos conhecer a visão de professores em exercício e em formação acerca do uso de calculadoras nas aulas de Matemática. Como metodologia foram utilizados observação sistemática e questionário. O desenvolvimento das atividades mostrou que o uso da calculadora em sala de aula pode ser uma rica oportunidade de aprendizagem, contribuindo para o amadurecimento cognitivo do aluno. Porém, para que isso ocorra alguns aspectos devem ser levados em consideração, como objetivos claros em cada atividade e o preparo do professor diante do uso de calculadoras, indispensáveis para o bom aproveitamento dessa ferramenta, tão presente no cotidiano do aluno.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Abigail Fregni Linspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectCalculadorapt_BR
dc.subjectFormação inicial e continuadapt_BR
dc.titleO ensino das operações em três ambientes distintos: atividades com o uso de máquinas de calcular e calculadoraspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adrielly Soraya Gonçalves Rodrigues.pdfAdrielly Soraya Gonçalves Rodrigues1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.