Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/487
Título: Uma abordagem sobre derivada e taxa de variação
Autor(es): Melo Júnior, Gilvandro Correia de
Palavras-chave: Matemática - Aplicações
Derivada
Taxa de Variação
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: A derivada e a taxa de variação surgiram historicamente da necessidade de resolver problemas ligados a geometria e a física. Cientistas como Gottfried Leibniz e Issac Newton deram grandes contribuições no estudo da derivada e da taxa de variação desenvolvendo o que hoje conhecemos por Cálculo. O conceito de derivada e taxa de variação tem aplicações em diversas áreas como na Física e na Geometria. Entre elas estão os problemas de tangencia, de velocidade, e taxas relacionadas. A derivada de uma função em um ponto corresponde à inclinação da reta tangente a uma curva. Já velocidade média de um corpo pode ser vista como a taxa de variação entre o deslocamento e o tempo gasto neste deslocamento. Já a velocidade instantânea corresponde a derivada. As aplicações da derivada e da taxa de variação na maioria das vezes não são abordadas de forma ampla nos cursos de Cálculo Diferencial, porem essas aplicações são fundamentais no sentido de justificar a importância desses conceitos.
Descrição: MELO JUNIOR, G. C. de. Uma abordagem sobre derivada e taxa de variação. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/487
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilvandro Correia de Melo Júnior.pdfGilvandro Correia de Melo Júnior545.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.