Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4873
Título: Brincar e aprender na educação infantil
Autor(es): Suassuna, Janilda Fernandes
Palavras-chave: Gestão escolar
Educação infantil
Ensino fundamental
Criança
Brincadeira
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: Este trabalho se configura em uma pesquisa bibliográfica, bem como em um estudo de campo dada à natureza dos dados coletados e analisados no período de observações e intervenções didático-pedagógicas durante os Estágios Supervisionados I, II e III, componentes curriculares do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia - PARFOR/CAPES/UEPB. Em função disto, esta pesquisa tem como objetivo refletir aspectos da gestão escolar, da educação infantil e do ensino fundamental, com atenção voltada para as práticas de ensino nos primeiros anos de escolaridade da criança, atentando para a relevância de se inserir a brincadeira no cotidiano das atividades dos pequenos aprendizes, pois se compreende que a inserção do lúdico nas aulas de educação infantil pode contribuir para um ensino mais significativo e prazeroso. Para fundamentar essas reflexões recorreu-se às discussões teóricas de VYGOTSKY (1998), VEIGA (2005), RCNEI (1998), SÔNIA KRAMER (1992) dentre outros. Espera-se que este trabalho desperte o interesse dos sujeitos que compõem a escola, sobretudo o gestor escolar e os professores, para a necessidade de se refletir e fazer uma autoavaliação das ações administrativas e pedagógicas, a fim de que elas aconteçam de forma a atender os anseios de toda a comunidade escolar.
Descrição: SUASSUNA, J. F. Brincar e aprender na educação infantil . 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4873
Aparece nas coleções:63 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janilda Fernandes Suassuna.pdf744.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.