Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4875
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria das Neves Serafim-
dc.date.accessioned2014-08-28T12:37:35Z-
dc.date.available2014-08-28T12:37:35Z-
dc.date.issued2014-08-28-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4875-
dc.descriptionSILVA, M. N. S. da. A importância da leitura nos anos iniciais da educação básica: realidade da Escola Municipal Maria de Lourdes de Lima . 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO estudo monográfico tem por objetivo analisar a importância da leitura nos anos iniciais da educação básica, tendo como parâmetros o estagio supervisionado realizado numa escola pública Maria de Lourdes de Lima na cidade de Mato Grosso – PB. Assim, a metodologia que embasou o trabalho foi centrada na pesquisa descritiva/qualitativa/ bibliográfica. Utilizando-se como instrumento de coleta de dados, as seguintes fontes: análise documental, as narrativas dos sujeitos envolvidos e a observação/intervenção nos estágios supervisionados. O estudo caracteriza-se também como pesquisa de campo. Daí percebeu-se a necessidade de desenvolver uma proposta que trabalhe a leitura nesse nível de ensino, buscando a aprendizagem da criança. Para que fosse alcançado seu objetivo o estudo buscou uma literatura com base em autores que enfocam a temática em estudo, dentre eles com destaque, Lourenço Filho (2001), Bianchi (2002), Alarcão (1996), Pimenta (1997), Brasil (2007 e 2001), Projeto Politico Pedagógico - Escola Maria de Lourdes de Lima (2011), Almada (2007), Pimenta e Socorro (2010), Lei n° 9394/96 em Brasil (1998), Coelho (2000), Brasil (2001), Lajolo (2002), Bamberger (2000), Freire (1998), Oliveira e Queiroz (2009), Souza (1997), entre outros que tratam da leitura nos anos iniciais do na Educação Básica I. Este estudo foi suporte para reflexão mais atenta sobre a importância de ser professor. Ficando a confirmação que o professor tem um grande papel na formação de leitores, a importância do hábito de leitura precisa a todo tempo ser evidenciada pelo educador em sala de aula, fazendo assim, com que seu aluno desperte para o quão necessário se torna a leitura em seu dia a dia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Francineide Pereira Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectAprendizagem da criançapt_BR
dc.titleA importância da leitura nos anos iniciais da educação básica: realidade da Escola Municipal Maria de Lourdes de Limapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:63 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria das Neves Serafim da Silva.pdf826.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.