Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4876
Título: Processo de alfabetização
Autor(es): Silva, Maria das Graças
Palavras-chave: Infância
Alfabetização
Leitura
Escrita
Escola
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: Este artigo enfoca o processo de alfabetização já tão familiar em nossa sociedade, em contraste com o processo de letramento que é um tema recente em relação ao novo sentido que ganhou nos meios acadêmicos. Letrar é mais que alfabetizar. Portanto o objetivo do trabalho é analisar como se desenvolve o processo de alfabetização na escola, reconhecendo a criança como um ser informação, daí a aprendizagem da leitura e da escrita deve ocorrer de forma reflexiva, relacionando com a realidade, pois a palavra isolada não tem sentido, ou seja, o processo de alfabetização deve ocorrer de forma contextualizada, considerando a leitura prévia que o aluno tem do mundo que o cerca. Nesse processo o educador desempenha papel relevante como estimulador da leitura e interpretação do texto lido. No mundo áudio visual a criança recebe muitas motivações que a distancia do livro. Dai surge a importância de usar material não didático no processo de alfabetização. Quanto a família tem um papel importante para incentivar a leitura e a escrita. Professores alfabetizadores devem está em constante atualização, apresentando novos métodos para que a criança adquira o gosto pela leitura.
Descrição: SILVA, M. G. Processo de alfabetização . 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4876
ISSN: CDD 379.24
Aparece nas coleções:63 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Graças Silva.pdf759.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.