Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4876
Título: | Processo de alfabetização |
Autor(es): | Silva, Maria das Graças |
Palavras-chave: | Infância Alfabetização Leitura Escrita Escola |
Data do documento: | 28-Ago-2014 |
Resumo: | Este artigo enfoca o processo de alfabetização já tão familiar em nossa sociedade, em contraste com o processo de letramento que é um tema recente em relação ao novo sentido que ganhou nos meios acadêmicos. Letrar é mais que alfabetizar. Portanto o objetivo do trabalho é analisar como se desenvolve o processo de alfabetização na escola, reconhecendo a criança como um ser informação, daí a aprendizagem da leitura e da escrita deve ocorrer de forma reflexiva, relacionando com a realidade, pois a palavra isolada não tem sentido, ou seja, o processo de alfabetização deve ocorrer de forma contextualizada, considerando a leitura prévia que o aluno tem do mundo que o cerca. Nesse processo o educador desempenha papel relevante como estimulador da leitura e interpretação do texto lido. No mundo áudio visual a criança recebe muitas motivações que a distancia do livro. Dai surge a importância de usar material não didático no processo de alfabetização. Quanto a família tem um papel importante para incentivar a leitura e a escrita. Professores alfabetizadores devem está em constante atualização, apresentando novos métodos para que a criança adquira o gosto pela leitura. |
Descrição: | SILVA, M. G. Processo de alfabetização . 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4876 |
ISSN: | CDD 379.24 |
Aparece nas coleções: | 63 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria da Graças Silva.pdf | 759.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.