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dc.contributor.authorCalado, Maria Aparecida da Silva-
dc.date.accessioned2014-08-28T12:58:15Z-
dc.date.available2014-08-28T12:58:15Z-
dc.date.issued2014-08-28-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4878-
dc.descriptionCALADO, M. A. S. A prática da leitura no ensino fundamental . 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo analisar as dificuldades dos educandos no processo de aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste foi feito uma análise das estratégias usadas na construção da leitura, através de uma pesquisa bibliográfica sobre o ato de ler, considerando que ler não é apenas decodificar, mas compreender e interpretar conforme o nível do pequeno aprendiz. Observou-se as práticas sociais da leitura e a importância do uso de material didático diversificado utilizado em sala de aula, bem como o ato de ler é fundamental na durante a aprendizagem das crianças no ensino fundamental. Portanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando fundamentação teórica para a concretização do objeto almejado. Dentre os teóricos encontram-se ATUNES(2003); BASTOS(1999); COELHO(2001); FREIRE(1999); entres outros. aquisição de conhecimentos. Destacou-se o valor de impressos não didáticos como forma de incentivar a leitura nos anos iniciais. O professor é o provocador para despertar o interesse do educando na realização de leituras prazerosas. Trabalho de caráter qualitativo/descritivo, em que aborda a realidade a partir do estágio supervisionado. Como explica Bogdan e Biklen (1994, p. 11) a pesquisa qualitativa como uma metodologia que4 enfatiza a descrição, a indução, a teoria fundamentada e o estudo das percepções pessoais com fundamentos embasados na valorização dos aspectos socioculturais, a participação não pode ser aceita como uma forma de legitimar propostas elaboradas externamente ao contexto onde se pretende aplicar os resultados destes processos. A pesquisa utilizou como instrumento de coleta de dados, as seguintes fontes: análise documental, as narrativas dos sujeitos envolvidos e a observação/intervenção nos estágios supervisionados. Como resultados constata-se que a leitura, portanto, promove o resgate da cidadania, devolve a autoestima ao promover a integração social, desenvolve um olhar crítico e possibilita formar uma sociedade consciente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Francineide Pereira Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA prática da leitura no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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