Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4883
Título: Bullyng escolar: um olhar sobre a Escola Municipal de Ensino Fundamental Serafina Ribeiro, Gurinhém - PB
Autor(es): França, Cristiane da Costa
Palavras-chave: Bullying
Escola
Prevenção
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: O Bullying é considerado um fenômeno mundial que vem cada vez mais despertando interesse de pesquisadores na área da educação. Este é um problema que afeta as escolas, comunidades e toda sociedade Trata-se de uma forma de violência caracterizada por agressões físicas ou morais entre alunos, sejam crianças ou adolescentes. Diante deste cenário perguntase: O que os professores entendem por bullying e qual o seu papel a prevenção e combate ao bullying na sala de aula? Este estudo tem como objetivo conhecer o que se entende por bullying na escola. Para tal, discute-se o que os professores compreendem por bullying; identifcando as possíveis ações que podem ser entendidas como bullying no espaço escolar e faz uma reflexão sobre as consequências do bullying para as vítimas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, realizada através de um estudo de campo. Os pressupostos teóricos que fundamentaram o estudo foram as contribuições de Fante (2005), Chalita (2008), Neto (2005) dentre outros. Os resultados revelaram a existência do bullying na referida unidade de ensino. Pôde-se observar que o bullying é um assunto pouco conhecido entre as professoras, chamando a atenção dos docentes para a necessidade de mudanças de posturas frente a essa realidade, a necessidade de promover maior reflexão sobre a condução da prática educativa desenvolvida em sala de aula.
Descrição: FRANÇA, Cristiane da Costa. Bullyng escolar: um olhar sobre a Escola Municipal de Ensino Fundamental Serafina Ribeiro, Gurinhém - PB. 28p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4883
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristiane da Costa França.pdfCristiane da Costa França361.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.