Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4889
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Ieda da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-28T16:35:00Z | - |
dc.date.available | 2014-08-28T16:35:00Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.111 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4889 | - |
dc.description | ARAÚJO, I. da. S. Inclusão de alunos surdos na escola regular do município de Alagoinha - PB. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao longo da história foi como se as pessoas com necessidades especiais tivessem vivido a parte, em um universo onde somente o núcleo familiar fazia parte. Enfim, a sociedade começa despertar no sentido de oferecer a esse grupo as condições que lhes são de direito. A escola também tem papel fundamental para a aprendizagem e facilitação da inclusão, onde a formação do professor é a mola propulsora da sociedade educacional inclusiva. Atualmente, a inserção do aluno surdo no ensino regular é uma das diretrizes fundamentais da política de inclusão. Entretanto, o desempenho acadêmico e social de crianças surdas só pode ser alcançado se no espaço escolar forem contempladas suas condições linguística e cultural especiais e, portanto, se a língua de sinais fizer-se presente. Este estudo tem como objetivo geral analisar o processo de inclusão dos alunos surdos na rede municipal de ensino de Alagoinha – PB. Os objetivos específicos são: realizar levantamento sobre o número de deficientes auditivos e quantos encontram-se inclusos na escola regular; identificar quais as iniciativas da Secretaria de Educação para inclusão dos deficientes auditivos nas escolas; analisar a formação dos docentes para a inclusão dos surdos em sala de aula; discutir os desafios enfrentados pelos professores que possuem alunos surdos em sala de aula. Constitui uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, realizada através de pesquisa bibliográfica e estudo de campo. Os pressupostos teóricos que o fundamentam emanaram dos seguintes teóricos: Mantoan (1997), Sassaki (2006), Góes (1996), dentre outros. Essas mudanças no ensino, visíveis no município de Alagoinha, se configura como a busca de um novo modelo educativo, que contemplem os anseios da Educação Inclusiva, esta baseada em princípios e leis que reconhecem a necessidade de uma educação para todos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Taíses Araújo da Silva Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gestor escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação no campo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Inclusão de alunos surdos na escola regular do município de Alagoinha - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ieda da Silva Araújo.pdf | Ieda da Silva Araújo | 242.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.