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dc.contributor.authorAraújo, Ieda da Silva-
dc.date.accessioned2014-08-28T16:35:00Z-
dc.date.available2014-08-28T16:35:00Z-
dc.date.issued2014-08-28-
dc.identifier.otherCDD 370.111-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4889-
dc.descriptionARAÚJO, I. da. S. Inclusão de alunos surdos na escola regular do município de Alagoinha - PB. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractAo longo da história foi como se as pessoas com necessidades especiais tivessem vivido a parte, em um universo onde somente o núcleo familiar fazia parte. Enfim, a sociedade começa despertar no sentido de oferecer a esse grupo as condições que lhes são de direito. A escola também tem papel fundamental para a aprendizagem e facilitação da inclusão, onde a formação do professor é a mola propulsora da sociedade educacional inclusiva. Atualmente, a inserção do aluno surdo no ensino regular é uma das diretrizes fundamentais da política de inclusão. Entretanto, o desempenho acadêmico e social de crianças surdas só pode ser alcançado se no espaço escolar forem contempladas suas condições linguística e cultural especiais e, portanto, se a língua de sinais fizer-se presente. Este estudo tem como objetivo geral analisar o processo de inclusão dos alunos surdos na rede municipal de ensino de Alagoinha – PB. Os objetivos específicos são: realizar levantamento sobre o número de deficientes auditivos e quantos encontram-se inclusos na escola regular; identificar quais as iniciativas da Secretaria de Educação para inclusão dos deficientes auditivos nas escolas; analisar a formação dos docentes para a inclusão dos surdos em sala de aula; discutir os desafios enfrentados pelos professores que possuem alunos surdos em sala de aula. Constitui uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, realizada através de pesquisa bibliográfica e estudo de campo. Os pressupostos teóricos que o fundamentam emanaram dos seguintes teóricos: Mantoan (1997), Sassaki (2006), Góes (1996), dentre outros. Essas mudanças no ensino, visíveis no município de Alagoinha, se configura como a busca de um novo modelo educativo, que contemplem os anseios da Educação Inclusiva, esta baseada em princípios e leis que reconhecem a necessidade de uma educação para todos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Taíses Araújo da Silva Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGestor escolarpt_BR
dc.subjectEducação no campopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleInclusão de alunos surdos na escola regular do município de Alagoinha - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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