Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4892
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Josefa Jucinara Saraiva-
dc.date.accessioned2014-08-28T16:35:21Z-
dc.date.available2014-08-28T16:35:21Z-
dc.date.issued2014-08-28-
dc.identifier.otherCDD 374.012-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4892-
dc.descriptionSANTOS, J. J. S. Metodologia de ensino e aprendizagem da EJA: contribuições, dilemas e perspectivas. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia trata-se de uma reflexão acerca das metodologias de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA): contribuições, dilemas e perspectivas. Este trabalho tem como objetivo principal compreender o papel da metodologia no processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, na perspectiva de sua emancipação, com o intuito de fornecer subsídios para que outros reflitam sobre o tema em questão. Em termos intermediários, o trabalho objetiva caracterizar por uma breve explanação a Educação de Jovens e Adultos e seus respectivos avanços históricos a partir da década de 1930, fundamentado em Brasil (2001), refletir ainda, os dilemas do significado da alfabetização para os alunos dessa modalidade educativa, embasado por Fonseca (2007) e mapear qual o principal método de ensino/aprendizagem é mais adequado para lecionar na EJA - 1º segmento – ou seja, Ensino fundamental da Rede Estadual de Belém-PB. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa foi caracterizada como um estudo de natureza exploratória e descritiva, utilizou-se como procedimento metodológico uma abordagem qualitativa, teve como instrumento de investigação uma pesquisa de campo com aplicação de questionário e uma pesquisa bibliográfica, conforme Oliveira (2007), caracteriza-se por ser uma analise de documentos de cunho científico, tais como livros, periódicos, ensaios críticos, dicionários e artigos científicos. A partir do recorte apresentado nesta pesquisa, pode-se dizer que a EJA vem superando ao longo dos anos inúmeros obstáculos com intuito de efetivar uma educação significativa e humanizadora, que contemple o aluno como sujeito político, social, cultural, entre outros. Inferiu-se que os resultados evidenciam a necessidade de uma qualificação profissional especifica e continua para os professores da EJA. De forma que é imprescindível continuar traçando novos caminhos para as mudanças e rupturas, na realização de metodologias educacionais ofertadas a jovens e adultos não alfabetizados na idade apropriada. Que se faça estabelecer uma parceria entre escola-professor-aluno-sociedade, colaborando dessa forma para o desenvolvimento autônomo e humanizador, por meio da adequação de métodos a serem aplicados junto aos alunos dessa modalidade de Educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleMetodologia de ensino e aprendizagem da EJA: contribuições, dilemas e perspectivaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Jucinara Saraiva Santos.pdfJosefa Jucinara Saraiva Santos1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.