Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4892
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Josefa Jucinara Saraiva | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-28T16:35:21Z | - |
dc.date.available | 2014-08-28T16:35:21Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 374.012 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4892 | - |
dc.description | SANTOS, J. J. S. Metodologia de ensino e aprendizagem da EJA: contribuições, dilemas e perspectivas. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia trata-se de uma reflexão acerca das metodologias de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA): contribuições, dilemas e perspectivas. Este trabalho tem como objetivo principal compreender o papel da metodologia no processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, na perspectiva de sua emancipação, com o intuito de fornecer subsídios para que outros reflitam sobre o tema em questão. Em termos intermediários, o trabalho objetiva caracterizar por uma breve explanação a Educação de Jovens e Adultos e seus respectivos avanços históricos a partir da década de 1930, fundamentado em Brasil (2001), refletir ainda, os dilemas do significado da alfabetização para os alunos dessa modalidade educativa, embasado por Fonseca (2007) e mapear qual o principal método de ensino/aprendizagem é mais adequado para lecionar na EJA - 1º segmento – ou seja, Ensino fundamental da Rede Estadual de Belém-PB. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa foi caracterizada como um estudo de natureza exploratória e descritiva, utilizou-se como procedimento metodológico uma abordagem qualitativa, teve como instrumento de investigação uma pesquisa de campo com aplicação de questionário e uma pesquisa bibliográfica, conforme Oliveira (2007), caracteriza-se por ser uma analise de documentos de cunho científico, tais como livros, periódicos, ensaios críticos, dicionários e artigos científicos. A partir do recorte apresentado nesta pesquisa, pode-se dizer que a EJA vem superando ao longo dos anos inúmeros obstáculos com intuito de efetivar uma educação significativa e humanizadora, que contemple o aluno como sujeito político, social, cultural, entre outros. Inferiu-se que os resultados evidenciam a necessidade de uma qualificação profissional especifica e continua para os professores da EJA. De forma que é imprescindível continuar traçando novos caminhos para as mudanças e rupturas, na realização de metodologias educacionais ofertadas a jovens e adultos não alfabetizados na idade apropriada. Que se faça estabelecer uma parceria entre escola-professor-aluno-sociedade, colaborando dessa forma para o desenvolvimento autônomo e humanizador, por meio da adequação de métodos a serem aplicados junto aos alunos dessa modalidade de Educação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Metodologia de ensino e aprendizagem da EJA: contribuições, dilemas e perspectivas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josefa Jucinara Saraiva Santos.pdf | Josefa Jucinara Saraiva Santos | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.