Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4897
Título: | A importância dos gêneros textuais na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos - EJA |
Autor(es): | Esperidião, Maria da Glória Silva |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Gêneros textuais Alfabetização |
Data do documento: | 28-Ago-2014 |
Resumo: | Uma das questões primordiais à manutenção da educação de Jovens e Adultos no contexto social e acadêmico está envolto à disseminação de práticas docentes que facilite o repasse do conteúdo e com isso a interpretação e absorção plena ou contínua pelos alunos na sala de aula. Tem-se percebido a deficiência encontrada nas salas da EJA e todas as limitações em alfabetizar aqueles que foram privados do processo escolar na infância. Corroborando para que este fato seja extinto ou mesmo reduzido da realidade das escolas brasileiras nesta modalidade, a estimulação da aplicação dos gêneros textuais contribui para aprimorar o processo ensino aprendizagem e a dinâmica do ato de ler, escrever, interpretar e na obtenção do conhecimento. A prática da disseminação dos diversos gêneros textuais pelos docentes na educação de jovens e adultos é uma das maiores evidências que aproximam os alunos à alfabetização e à construção do conhecimento. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia do uso dos gêneros textuais na modalidade Educação de Jovens e Adultos na turma do 4º ano da Escola Municipal Senador Humberto Lucena de Dona Inês-PB. Para isso, utilizou-se além da aplicação contínua destes gêneros em sala de aula, o emprego de um questionário utilizado com seis dos vinte e cinco alunos da turma matriculados. Como resultado deste estudo, observou-se a predominância de contribuições positivas na construção do conhecimento, melhorias no processo ensino aprendizagem, assistência construtiva na alfabetização, entendimento facilitado do conteúdo e melhores práticas de leitura e escrita a partir da utilização dos diversos tipos de gêneros textuais na sala de aula da EJA. |
Descrição: | ESPERIDIÃO, M. da. G. S. A importância dos gêneros textuais na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4897 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria da Glória Silva Esperidião.pdf | Maria da Glória Silva Esperidião | 1.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.