Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/489
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcante, Suênia Dias-
dc.date.accessioned2012-10-22T13:14:26Z-
dc.date.available2012-10-22T13:14:26Z-
dc.date.issued2012-10-22-
dc.identifier.otherCDD 510.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/489-
dc.descriptionCAVALCANTE, S. D. Problemas trazidos pelo uso da calculadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2011. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta a discussão sobre o uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental, trazendo fundamentações teóricas com finalidade de provar e explicar o fato de que o uso da máquina no período em questão trará problemas no desenvolvimento matemático mental dos alunos. Traz afirmações de estudos nas áreas da matemática e psicologia, que justificam os pontos defendidos no artigo, de que o uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental não é solução nem o caminho para a verdadeira aprendizagem matemática, que os professores precisam ter a consciência de que ao inserir a máquina no início do fundamental, momento em que os alunos ainda não assimilam completamente as operações básicas matemáticas, como adição, subtração, multiplicação e divisão, tal ação prejudicará o rendimento e o próprio desenvolvimento do aluno em se tratando da construção de conhecimentos. Com base em estudos científicos da área de psicologia, o período em que os alunos ingressam nos anos iniciais do ensino fundamental, é exatamente a fase em que o raciocínio lógico e o cálculo mental começam a se desenvolver e a partir dessas afirmações levanta-se a questão de que ao estimular e incentivar o uso da calculadora nesse período escolar, o crescimento e o processo de desenvolvimento mental do aluno será bloqueado, tornando o ato do pensar matemático algo supérfluo e o substituindo por uma ação mecânica e cômoda com o uso da calculadora, onde a mesma fará o trabalho que deveria ser realizado pelo cérebro humano, não permitindo assim, que os alunos tomem real conhecimento sobre as ações realizadas no setor matemático e os tornando dependentes da máquina, o que prejudicará a aquisição de conhecimentos futuros, criando inaptidões ao se deparar com situações onde não terão acesso ao uso da calculadora. O artigo apresenta como finalidade central o fato de que o uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental é uma ação totalmente negativa, tendo como consequências o bloqueio do raciocínio lógico e danos no desenvolvimento da criação de conhecimentos matemáticos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Kátia Suzana Medeiros Gracianopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCalculadorapt_BR
dc.titleProblemas trazidos pelo uso da calculadora nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suênia Dias Cavalcante.pdfSuênia Dias Cavalcante437.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.