Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4900
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carneiro, Maria Elizabete Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-28T16:36:24Z | - |
dc.date.available | 2014-08-28T16:36:24Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4900 | - |
dc.description | CARNEIRO, M. E. F. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é considerado um fator de extrema preocupação, principalmente no ambiente escolar. O mesmo, afeta de 3 a 5% das crianças em idade escolar. Trata-se de um transtorno neurobiológico complexo de origem heterogênea e é caracterizado por um padrão persistente de desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade. É um dos distúrbios neurocomportamentais mais comuns na infância e adolescência, e um dos principais motivos de consulta por causa de suas dificuldades no desempenho escolar, problemas de comportamento, dificuldades de convivência familiar e com outros pares. O presente estudo tem como objetivo esclarecer e divulgar mais sobre o TDAH para os profissionais de educação, alunos e familiares no intuito de amenizar o baixo desempenho no processo ensino-aprendizagem e os índices de abandono da escola por parte dos alunos portadores deste transtorno. Nesse sentido, descrições sobre o que caracteriza o TDAH, seu percurso histórico, diagnóstico e tratamento são apresentados e discutidos nesse trabalho. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa realizada através de revisão bibliográfica. Alguns dos teóricos que subsidiaram este estudo foram: Barkley (2008), Araújo (2004), Barros (2002), Borges (1997),Fernandez (2001), Goldsteim (1996), dentre outros. Apesar dos avanços, existem ainda, poucas publicações destinadas aos professores e educadores que trabalham cotidianamente com a criança portadora de TDAH em sala de aula, e, ao mesmo tempo, com o restante da classe. A educação brasileira ainda tem que dá muitos passos no sentido da construção de um ambiente educacional capaz de oferecer não apenas o acesso, mas, sobretudo a permanência e o sucesso na aprendizagem de TODOS os educandos que chegam à escola regular. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Taíses Araújo da Silva Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Transtorno neurobiológico | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.title | Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Elizabete Fernandes Carneiro.pdf | Maria Elizabete Fernandes Carneiro | 250.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.