Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4902
Título: A EJA no município de Gurinhém: um estudo de caso com os alunos do 3º e 4º da Escola Municipal de Ensino Fundamental Serafina Ribeiro
Autor(es): Santos, Marinalva Honório dos
Palavras-chave: Motivação
Leitura
Escrita
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: A importância desse trabalho consiste em apresentar a necessidade da educação para Jovens e Adultos, que por algum motivo particular, não tiveram oportunidade na infância e adolescência. Tendo em vista o grau de analfabetismo no Brasil, a vontade de aprender dessas pessoas é admirável. Eles trazem na bagagem experiências vividas ao logo dos anos e expressam de forma poética com o desejo de fazer diferente, virar essa página e reescrever sua história só que desta vez, a traves do conhecimento adquirido pela leitura e a escrita. A Educação Jovem e Adulta fez muita gente renascer, uns se apresentam com o desejo de aprender de assinar apenas assinar o nome, a iniciar o processo de aprendizagem e descobrir o universo do saber, mergulham mais profundo e resolvem que querem ser uma estrela nesse universo. Então resgatam valores culturais, e traçam estratégias e ascendem de maneira plausível. Porém, é ai que entra a educação e aprimora o adulto jovem e acelera sua realização interior, e veta o envelhecimento do jovem adulto conservando sempre jovem aberto ao novo mundo, acompanhando a evolução. A EJA proporciona essa realidade. Relatos dos homens e mulheres que não tiveram oportunidade de aprender a ler mostram garra e força hoje, eles correm atrás do tempo perdido e conseguem ser mestre nas experiências e deixa qualquer intelectual mudo. Portanto é gratificante investir na alfabetização dessas pessoas, elas não deixaram o sonho, apenas adiaram, para que a realização fosse mais completa. O importante em tudo isso é a certeza de que não importa a idade, educação é para todos e o Brasil só crescerá quando seu povo tiver uma consciência cidadã, e o povo brasileiro esta correndo atrás, buscando conhecimento através da leitura e escrita, resgatando valores, transpondo barreiras da ignorância e alcançando seus objetivos. O estudo dignifica o homem fazendo-o galgar os mais altos degraus rumo ao sucesso, e não há sucesso maior que se realizar como pessoa, como ser humano, como cidadão, conhecendo seus direitos, exercendo seus deveres. Esse é o objetivo da EJA.
Descrição: SANTOS, M. H. dos. A EJA no município de Gurinhém: um estudo de caso com os alunos do 3º e 4º da Escola Municipal de Ensino Fundamental Serafina Ribeiro. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4902
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marinalva Honório dos Santos.pdfMarinalva Honório dos Santos328.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.