Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4911
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Maria das Neves Abílio de | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-28T17:14:04Z | - |
dc.date.available | 2014-08-28T17:14:04Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4911 | - |
dc.description | SOUSA, Maria das Neves Abílio de. A importância da cultura popular no ensino fundamental. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é resultado da pesquisa bibliográfica sobre o tema: “A Importância da Cultura Popular no Ensino Fundamental” e tem como objetivo analisar a importância da Cultura popular no Ensino Fundamental para o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo dos estudantes. O Trabalho encontra-se dividido em três capítulos e para sua composição foram pesquisadas fontes bibliográficas em que se destaca: Brandão (1980), Brasil 1996, 1997,2001), Dowbor (1998), Freire (2003), Ferreira (2000), Gomes (2008) Moreira (2008), Nogueira (1999), Paludo (2001). (Pinto (2004), Paiva (1987), Sousa e Souza (2008), Silva (2002,2007), Santos (2006), Severino (2001) Soares (2003), Teixeira 2007), Vygotsky (1987), Veiga (1992). O primeiro capítulo contempla algumas reflexões sobre a Cultura Popular e seus caminhos. Já o segundo capítulo apresenta a importância da Cultura Popular no Ensino Fundamental e a dimensão educativa da Cultura Popular. O terceiro capítulo aborda como trabalhar a Cultura Popular no Ensino Fundamental e Cultura Popular: uma contribuição para a formação da identidade dos estudantes. Para finalizar, é destacada a relevância que a Cultura Popular tem na formação da identidade, uma vez que os estudantes do ensino fundamental estão se preparando para entrar no Ensino Médio, modalidade que já aproxima o referido estudante para o mundo acadêmico. Acredita-se que este trabalho seja de fundamental importância, pois enfatiza a Cultura Popular no percurso do estudante desde o fundamental I e II, uma vez que não há necessidade de esperar pelo Ensino Médio para que os estudantes se envolvam com o resgate e os valores da cultura Popular. Esse trabalho deve começar a partir das séries iniciais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador:Regimênia Maria Braga de Carvalho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Popular culture | pt_BR |
dc.subject | Elementary education | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.title | A importância da cultura popular no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria das Neves Abílio de Sousa.pdf | Maria das Neves Abílio de Sousa | 541.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.