Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Luiza-
dc.date.accessioned2014-08-28T17:33:37Z-
dc.date.available2014-08-28T17:33:37Z-
dc.date.issued2014-08-28-
dc.identifier.otherCDD 371.27-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4913-
dc.descriptionFERREIRA, Luiza. Avaliação: desafios e possibilidades de aprendizagem. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA avaliação é um tema presente e que ainda precisa ser discutido, pois não existe um modelo a ser seguido. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa aborda os desafios e as possibilidades da avaliação a partir dos discursos dos professores das turmas do 6º ao 9º Ano do ensino Fundamental, onde buscamos observar, conhecer e analisar as formas e os tipos de avaliação e como ela vem sendo utilizada para favorecer o processo de aprendizagem dos alunos e a prática dos professores. Assim, buscou-se delinear o presente estudo com uma temática inicialmente focada em um breve olhar sobre como a avaliação é praticada nas escolas atualmente, seguida por reflexões sobre como a mesma pode ocasionar equívocos no processo de aprendizagem do aluno que acarreta em fracasso escolar. Destacamos ainda a avaliação dentro da nova LDB. Utilizamos, também, os fundamentos de Luckesi, Hoffmann, Melchior, Parâmetros Curriculares Nacionais entre outros, para refletirmos o processo avaliativo. A partir destes fundamentos, enfocamos a avaliação nas turmas do 6º ao 9º Anos do ensino Fundamental a partir de uma pesquisa junto a 06 professores, via entrevistas, acerca da avaliação escolar, apresentando e analisando seus critérios para a construção do processo de avaliação e as dificuldades e possibilidades cotidianas encontradas para efetivar uma nova cultura avaliativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador:Íris Maria Barbosa Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectavaliaçãopt_BR
dc.subjectpráticapt_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjectprofessorpt_BR
dc.subjectséries finaispt_BR
dc.titleAvaliação: desafios e possibilidades de aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiza Ferreira.pdf Luiza Ferreira 497.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.