Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4913
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Luiza | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-28T17:33:37Z | - |
dc.date.available | 2014-08-28T17:33:37Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4913 | - |
dc.description | FERREIRA, Luiza. Avaliação: desafios e possibilidades de aprendizagem. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A avaliação é um tema presente e que ainda precisa ser discutido, pois não existe um modelo a ser seguido. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa aborda os desafios e as possibilidades da avaliação a partir dos discursos dos professores das turmas do 6º ao 9º Ano do ensino Fundamental, onde buscamos observar, conhecer e analisar as formas e os tipos de avaliação e como ela vem sendo utilizada para favorecer o processo de aprendizagem dos alunos e a prática dos professores. Assim, buscou-se delinear o presente estudo com uma temática inicialmente focada em um breve olhar sobre como a avaliação é praticada nas escolas atualmente, seguida por reflexões sobre como a mesma pode ocasionar equívocos no processo de aprendizagem do aluno que acarreta em fracasso escolar. Destacamos ainda a avaliação dentro da nova LDB. Utilizamos, também, os fundamentos de Luckesi, Hoffmann, Melchior, Parâmetros Curriculares Nacionais entre outros, para refletirmos o processo avaliativo. A partir destes fundamentos, enfocamos a avaliação nas turmas do 6º ao 9º Anos do ensino Fundamental a partir de uma pesquisa junto a 06 professores, via entrevistas, acerca da avaliação escolar, apresentando e analisando seus critérios para a construção do processo de avaliação e as dificuldades e possibilidades cotidianas encontradas para efetivar uma nova cultura avaliativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador:Íris Maria Barbosa Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | avaliação | pt_BR |
dc.subject | prática | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | professor | pt_BR |
dc.subject | séries finais | pt_BR |
dc.title | Avaliação: desafios e possibilidades de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luiza Ferreira.pdf | Luiza Ferreira | 497.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.