Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4914
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Ana Maria David de | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-28T17:35:59Z | - |
dc.date.available | 2014-08-28T17:35:59Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4914 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Ana Maria David de. O Letramento político por uma pedagogia democrática. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho, intitulado “O Letramento Político: por uma pedagogia democrática”, elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, busca enfatizar a importância da participação no ambiente escolar de todos os agentes envolvidos no processo pedagógico, tendo em vista a otimização do letramento e seus reflexos para a aprendizagem. Estudiosos como Luck (2002), Silva (1995), Soares (2005) e Pereira (2011), subsidiaram este estudo, bem como outros artigos científicos, dissertações de mestrado, enfim, acervos bibliográficos de outros autores relacionados ao tema acima supracitado. Considerando que as escolas têm se organizado para construírem espaços de relevância no que tange ao aspecto de gestão administrativa e pedagógica no âmbito escolar, a gestão democrática e o letramento serão abordados na perspectiva de um espaço para a aprendizagem. Para efeito de melhor sistematização, este trabalho apresenta-se estruturado em três momentos: no primeiro momento focaliza a escola como espaço na construção da gestão democrática, entendendo que nesta todos os agentes estão envolvidos neste processo. No segundo momento contempla-se a administração escolar com ênfase especial na qualidade do ensino entendido como a forma pela qual a escola usa o espaço, as relações interpessoais e a interação com a comunidade visando à educação das crianças. E no terceiro momento reforça o letramento numa concepção democrática, por ser este processo um conjunto de práticas sociais que envolvem a leitura e escrita com diferentes finalidades visando, sobretudo, a aprendizagem e, finalmente, na conclusão construímos o nosso entendimento no que tange ao assunto pesquisado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador:Íris Maria Barbosa Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | letramento político | pt_BR |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.subject | Processo Pedagógico | pt_BR |
dc.title | O Letramento político por uma pedagogia democrática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Maria David de Oliveira.pdf | Ana Maria David de Oliveira | 501.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.