Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4915
Título: Linguagem escrita dos alunos do 9º ano: análise de conteúdos e interação social
Autor(es): Lima, Marilene Sales da Costa
Palavras-chave: Linguagem escrita
Análise de Conteúdos
Interação social
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: Este trabalho monográfico apresenta um estudo junto aos alunos do 9ºano da Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio Maria Lins, em São Miguel de Taipu /PB, tendo como tema “Linguagem escrita dos alunos do 9º ano: análise de conteúdos e interação social”. A realização deste estudo foi instigada pela observação recorrente ao pouco interesse e motivação dos alunos frente à aquisição da linguagem escrita. Com o objetivo de analisar os níveis de linguagem escrita dos alunos no tocante as suas abordagens temáticas referentes à produção textual, buscando compreender analiticamente a estruturação mental em relação ao domínio de conteúdo, consistência argumentativa e os limites para além da sala de aula. Para a coleta de dados foi proposto aos educandos à produção de um Artigo de Opinião sobre o tema: Direitos Humanos e Relação Homossexual, direcionada a partir de uma cena específica da novela Amor à Vida da Rede Globo de televisão. A pesquisa se configura como qualitativa, utilizando-se da técnica de análise de conteúdo, a partir deste, percebe-se que o questionamento inicial foi confirmado, apesar da notória interação social vivenciada por eles no espaço escolar e além deste.
Descrição: LIMA, Marilene Sales da Costa. Linguagem escrita dos alunos do 9º ano: análise de conteúdos e interação social. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itabaiana, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4915
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marilene Sales da Costa Lima.pdfMarilene Sales da Costa Lima 510.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.