Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4917
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ildete Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-29T11:19:07Z | - |
dc.date.available | 2014-08-29T11:19:07Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.71 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4917 | - |
dc.description | SILVA, I. M. da. Reflexões teórico-ráticas articuladas a vida escolar: necessidades e possibilidades. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata sobre reflexões teórico/práticas das experiências pedagógicas desenvolvidas em escolas públicas da cidade Brejo dos Santos – PB, que foram observadas durante os estágios supervisionados, que possibilitou uma discussão ancorada na teoria e prática do docente, bem como a problemática encontrada durante o processo educacional. A discussão ancora-se na necessidade de refletir as práticas pedagógicas, bem como elas vem sendo discutidas e trabalhadas, e tem como objetivo mostrar quais possibilidades de mudanças de acordo com a necessidade do meio escolar. A partir das observações sentiu-se a necessidade de investigar a concepção dos professores do Ensino Fundamental a respeito das dificuldades e possibilidades do ensino de leitura e escrita. Para a análise dos dados aplicou-se um questionário a três professoras das escolas observadas durante o período de Estágio. Como principal embasamento teórico recorreu-se à Cerizara (1992), Canario (2006), Dourado (2000), Ferreiro (1993), Pinto (2000), entre outros. Conclui-se que para o saber/fazer, a relação teórico-prática é de importância fundamental à formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade, com vista a dar possibilidades de refletir sobre a forma de redimensionar a problemática na educação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ariane Kércia Benício de Sá Barreto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Teoria e prática | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Formação de cidadãos críticos | pt_BR |
dc.title | Reflexões teórico-ráticas articuladas a vida escolar: necessidades e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 63 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ildete Maria da Silva.pdf | 1.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.