Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4919
Título: Escola multisseriada Manoel Adelino: desafiose possibilidades de aprendizagem na concepção docente
Autor(es): Nunes, Odaiza
Palavras-chave: Ensino fundamental
Classes Multisseriadas
Escola rural
Data do documento: 29-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades de aprendizagem sob a concepção de docentes que trabalham em classes multisseriadas de ensino tendo como referência a Escola Municipal de Ensino fundamental Manoel Adelino situada na zona rural da cidade de Brejo dos Santos – PB. O estudo realizado caracterizou-se como uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, tendo como principal objeto de análise um questionário aplicado a três professores nas turmas de 1º ao 5º ano. Como apoio teórico recorreu-se aos estudos de Hage (2005) para a melhor compreensão do conceito de multisseriado e a realidade das escolas rurais e Calazans (1993) que contribui com as discussões emeducação do campo, entre outros. Com base nas concepções dos docentes sujeitos da pesquisa pode-se concluir que há possibilidades de aprendizagem significativa no sistema multisseriado, mas que se faz necessário implementar mudanças neste modelo de ensinoe no desenvolvimento de programas de políticas públicas que atendam as suas especificidades, poissão sérios os desafios apontados pelos educadoresno que se refere a faixa etária e níveis de escolaridade, entre outros.
Descrição: NUNES, O. Escola multisseriada Manoel Adelino: desafiose possibilidades de aprendizagem na concepção docente. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4919
Aparece nas coleções:63 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Odaiza nunes.pdf767.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.