Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeal, Jairo Tellys Jovem-
dc.date.accessioned2012-10-22T13:16:22Z-
dc.date.available2012-10-22T13:16:22Z-
dc.date.issued2012-10-22-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/491-
dc.descriptionLEAL, J. T. J. Uma análise sobre a linguagem e a lógica no ensino de matemática no ensino básico. 2011. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractDurante a nossa vivência como aluno do Ensino Básico e do Ensino Superior, verificamos certa ausência da linguagem matemática e de uma orientação de parte dos professores de como pensar logicamente esta disciplina. Ao ter contato, no curso superior, com a disciplina “História da Matemática e Lógica”, tomamos consciência da necessidade de, como futuro professor de matemática, trabalhar no sentido de tornar a matemática mais atraente despertando nos alunos o gosto pela matéria procurando pensar logicamente e de usar, pelo menos de modo simples sua linguagem. Nesta pesquisa, procuramos fazer uma análise simples do Ensino de Matemática com o uso da linguagem e da lógica matemática durante o processo de ensino-aprendizagem, procurando estudar a teoria do Argumento a fim de desaguar no pensar lógico das demonstrações matemáticas. Isto, a partir da experiência como professor do Ensino Fundamental e Médio e de observações junto a dois professores do Ensino Fundamental e Médio em diferentes contextos sociais, mais precisamente, um do ensino privado e o outro do ensino público. Com o objetivo de conferir como a linguagem e a lógica matemática estão sendo veiculadas no contexto escolar e se a transposição didática realizada pelos professores nas interações em sala de aula, no surgimento de variações de discursos, desperta o entendimento consciente entre o concreto e o abstrato. Desenvolvendo alunos críticos capazes de formular de forma independente seus próprios julgamentos sobre as práticas sociais. Desta forma, procuramos contextualizar historicamente o surgimento do pensamento lógico, a partir dos clássicos gregos, em especial de Aristóteles até a contemporaneidade. Fizemos um breve comentário sobre a linguagem e a lógica matemática, a fim de dar consistência ao nosso trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Samuel Carvalho Duartept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - Linguagempt_BR
dc.subjectMatemática – Lógicapt_BR
dc.titleUma análise sobre a linguagem e a lógica no ensino de matemática no ensino básicopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jairo Tellys Jovem Leal.pdfJairo Tellys Jovem Leal1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.