Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/492
Título: Influência da ventilação materna na vitalidade fetal durante o trabalho de parto: um estudo de caso por cardiotocografia
Autor(es): Ferraz, Rosana Paula Cruz
Palavras-chave: Trabalho de parto
Cardiotocografia
Monitorização fetal
Fisioterapia
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: A gestação é um momento em que o organismo materno passa por diversas alterações sistêmicas visando atender as demandas metabólicas aumentadas do período gestacional, uma vez que, o feto depende inteiramente da mãe para ter um crescimento e desenvolvimento saudáveis. Neste âmbito, o sistema respiratório é alvo de adaptações significativas, caracterizadas, sobretudo, pela redução dos volumes de reserva pulmonar e pelo aumento do volume minuto, que surge de forma compensatória e necessária para aumentar a ventilação alveolar. No entanto, durante o trabalho de parto a hiperventilação tende a ser o mecanismo ventilatório preferencialmente adotado pelas parturientes, o que está relacionado com os elevados níveis de progesterona circulante. Os efeitos da hiperventilação neste momento para o organismo materno e para o intercâmbio materno fetal, não são os mais benéficos, uma vez que a alcalose materna pode acarretar redução do fluxo sanguíneo para o feto, podendo haver a instalação de um quadro de sofrimento fetal agudo. Deste modo, este trabalho tem por objetivo avaliar a influência da ventilação materna na vitalidade fetal durante o trabalho de parto, através da cardiotocografia, exame que tem por base os registros da freqüência cardíaca fetal e de seus movimentos, assim como das contrações uterinas maternas. A metodologia aplicada caracterizou-se pela instalação de uma ventilação materna controlada, com instalação e manutenção de uma respiração ao nível do volume corrente durante 20 minutos, no trabalho de parto, ao mesmo tempo em que a parturiente e o feto eram monitorizados pelo cardiotocógrafo. Os resultados obtidos foram compatíveis com estabilidade hemodinâmica materna durante controle ventilatório, verificada através dos seus parâmetros vitais, freqüência respiratória, freqüência cardíaca, pressão arterial e saturação de oxigênio e preservação da vitalidade fetal durante toda a intervenção, a partir dos dados da cardiotocografia. No que se refere a cardiotocografia ocorreram acelerações transitórias porém, foram periódicas e não ultrapassaram os valores de FCF entre 120 e 160 bpm, indicando a boa oxigenação fetal. Portanto, é possível que a intervenção da fisioterapia, baseada no controle ventilatório materno, possa ter contribuído para favorecer a ausência das desacelerações e minimizar os efeitos deletérios das acelerações transitórias, mantendo o feto adequadamente oxigenado.
Descrição: FERRAZ, R. P. C. Influência da ventilação materna na vitalidade fetal durante o trabalho de parto: um estudo de caso por cardiotocografia. 2010. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/492
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosana Paula Cruz Ferraz.pdfRosana Paula Cruz Ferraz592 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.