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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Geralda Alves Figueiredo de-
dc.date.accessioned2014-08-29T13:10:43Z-
dc.date.available2014-08-29T13:10:43Z-
dc.date.issued2014-08-29-
dc.identifier.otherCDD 371.192-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4928-
dc.descriptionSOUSA, G. A. F. de. Família e escola: parceiras no processo educacional da criança. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA educação da criança assume um caráter global no sentido de que atribui a todas as instituições principalmente no que condiz a escola e a família, parcelas essenciais na responsabilidade e de parceria no processo de formação infantil. A grande contradição se dá pelo fato de que no imaginário escolar e familiar, as expectativas sem relação à educação não são cumpridas entre uma e outra, o que gera um diálogo árduo e não raras vezes, mutuamente sem retorno. Mesmo assim tais instituições precisam assumir as responsabilidades que lhes cabe, no sentido de garantir que a aprendizagem aconteça numa educação voltada para o exercício ético da democracia e da cidadania. O presente artigo pretende investigar, junto à teoria, qual é o papel da família e escola no desempenho escolar das crianças. Portanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo buscando fundamentação teórica para a concretização do objetivo almejado. Dentre os teóricos encontra-se PARO (2008); EZPELETA (1992); CARMEM E GLAÚDES (2001); DIAS (2005); LUCK (2009); LIBÂNEO (2001); MALAVAZI (2000); MILANO (1996);VASCONCELOS (2004). Também o trabalho esta fundamentado na legislação da educação como, por exemplo, os PCN’s (2001); CF (1988) entre outras. No alcance dos resultados, constatou-se, entre outros aspectos, que cabe aos profissionais da educação, ou seja, aos professores darem o primeiro passo para que a parceria entre escola e família possa acontecer de forma efetiva. Para isto, deve-se considerar o planejamento das reuniões escolares a fim de que não sejam somente “informativas”, mas interativas e dinâmicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Francineide Pereira Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectParceriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleFamília e escola: parceiras no processo educacional da criançapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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