Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4928
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Geralda Alves Figueiredo de | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-29T13:10:43Z | - |
dc.date.available | 2014-08-29T13:10:43Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.192 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4928 | - |
dc.description | SOUSA, G. A. F. de. Família e escola: parceiras no processo educacional da criança. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação da criança assume um caráter global no sentido de que atribui a todas as instituições principalmente no que condiz a escola e a família, parcelas essenciais na responsabilidade e de parceria no processo de formação infantil. A grande contradição se dá pelo fato de que no imaginário escolar e familiar, as expectativas sem relação à educação não são cumpridas entre uma e outra, o que gera um diálogo árduo e não raras vezes, mutuamente sem retorno. Mesmo assim tais instituições precisam assumir as responsabilidades que lhes cabe, no sentido de garantir que a aprendizagem aconteça numa educação voltada para o exercício ético da democracia e da cidadania. O presente artigo pretende investigar, junto à teoria, qual é o papel da família e escola no desempenho escolar das crianças. Portanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo buscando fundamentação teórica para a concretização do objetivo almejado. Dentre os teóricos encontra-se PARO (2008); EZPELETA (1992); CARMEM E GLAÚDES (2001); DIAS (2005); LUCK (2009); LIBÂNEO (2001); MALAVAZI (2000); MILANO (1996);VASCONCELOS (2004). Também o trabalho esta fundamentado na legislação da educação como, por exemplo, os PCN’s (2001); CF (1988) entre outras. No alcance dos resultados, constatou-se, entre outros aspectos, que cabe aos profissionais da educação, ou seja, aos professores darem o primeiro passo para que a parceria entre escola e família possa acontecer de forma efetiva. Para isto, deve-se considerar o planejamento das reuniões escolares a fim de que não sejam somente “informativas”, mas interativas e dinâmicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francineide Pereira Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Parceria | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.title | Família e escola: parceiras no processo educacional da criança | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 63 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Geralda Alves Figueiredo de Sousa.pdf | 598.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.