Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4929
Título: Gestão escolar: a importância da gestão participativa democrática
Autor(es): Lima, Maria Elivania de
Palavras-chave: Gestão
Educação
Criança
Escola
Data do documento: 29-Ago-2014
Resumo: A gestão escolar, que outrora atendia as exigências da escola autoritária, passa a atender os preceitos da escola democrática, preconizando a participação como busca pela qualidade da educação, tornando-se foco de atenção da comunidade educacional, enquanto enfoque novo e desafiador, superando as limitações administrativas presentes nas instituições de ensino. Hoje em dia a gestão escolar é aceita pelos gestores e acontece de maneira a promover a melhoria dos processos escolares, bem como promovendo condições propicias ao desenvolvimento do ambiente de aprendizagem aos atores sociais envolvidos. A presente pesquisa tem por objetivo buscar por meio de pesquisas com embasamento teórico e vivências de campo, entender mais qual a importância da gestão escolar de qualidade nas instituições de ensino. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com embasamento cientifico buscando fundamentação teórica para a concretização do objetivo a ser alcançado ISABEL ALARCÃO (2001); LUCK (2006); Dados do IBGE (2009); BRASIL (1996); SIMOM SCHWARZMAN (2009) dentre outras. A partir destas leituras foi possível detectar que é papel dos gestores das instituições de ensino trabalhar por uma gestão de qualidade para o melhor funcionamento da escola, desenvolvimento e aprendizagem dos alunos que a compõe. Sendo assim, os gestores escolares devem ter o espírito inovador, buscar sempre agir por meio de uma gestão mais democrática, a fim de que a escola seja um ambiente agradável, onde todos que as fazem sintam-se a vontade para desempenhar um bom trabalho a fim de melhorar cada vez mais o desenvolvimento da escola.
Descrição: LIMA, M. E. de. Gestão escolar: a importância da gestão participativa democrática. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4929
Aparece nas coleções:63 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Elivania de Lima.pdf442.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.