Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4931
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Araci de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-29T13:32:12Z | - |
dc.date.available | 2014-08-29T13:32:12Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4931 | - |
dc.description | SILVA, M. A. L. Práticas de leitura no ensino fundamental: um olhar para uma turma de 2º ano de escola pública. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A escola atual enfrenta hoje uma série de dificuldades para trabalhar os objetivos da leitura em sala de aula, sobretudo nos anos iniciais, fase em que o aluno ainda está em processo inicial de formação leitora. Diante disto, muitos professores se perguntam como desenvolver um ensino que motive para as práticas de leitura desde cedo. A partir dessa inquietação, este trabalho, de caráter bibliográfico e descritivo, tem como objetivo suscitar algumas reflexões envolvendo o ensino fundamental, sobretudo no que diz respeito às práticas de leitura no 2º ano, considerando a importância desse processo para a formação cidadã do indivíduo que dele se apropria. Vale destacar, também, que esta pesquisa incide sobre o modelo de gestão escolar vinculado em escolas públicas, atentando para a necessidade de uma descentralização das ações administrativas e pedagógicas, além disso, discorre sobre a educação infantil e o ensino fundamental, destaca a relevância dessas modalidades de ensino no desenvolvimento psicomotor, cognitivo, social e efetivo do aluno. O aporte teórico utilizado para as discussões deste trabalho reside nos postulados AZEVEDO (2006), LUCK (2006), VYGOTSKY (1991), FERREIRA (1990), LIBÂNEO (2002), entre outros. Espera-se que estas reflexão sejam úteis no sentido de colaborar com as práticas pedagógicas do professor do nível fundamental, sobretudo no que concerne à leitura escolarizada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Fernandes de Andrade Praxedes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Práticas de leituras | pt_BR |
dc.subject | Processo | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Práticas de leitura no ensino fundamental: um olhar para uma turma de 2º ano de escola pública | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 63 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Araci de Lima Silva.pdf | 573.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.