Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4934
Título: "A estrada vai além do que se vê": as necessidades informacionais dos usuários do arquivo do Núcleo de Pessoal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba
Autor(es): Silva, Aline Rouse Almeida da
Palavras-chave: Estudo de usuário
Necessidades de informação
Sense-making
Uso da informação arquivística
Data do documento: 29-Ago-2014
Resumo: As necessidades informacionais constituem uma temática relevante dentro dos estudos de usuários de arquivo, revelando contextos teóricos e metodológicos complexos, porém, fundamentais para entender o sujeito no momento de busca, acesso e uso da informação arquivística. Em linhas gerais, as necessidades informacionais surgem, em decorrência dos papéis que o sujeito desempenha na sociedade, para a resolução de questões cotidianas ou para a construção de conhecimento no indivíduo. A partir disso, o presente trabalho objetivou analisar as necessidades informacionais dos usuários do Arquivo do Núcleo de Pessoal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba. A pesquisa surgiu em decorrência do seguinte questionamento: Quais são as necessidades informacionais dos usuários do arquivo? Com base nisso, o estudo sustentou a hipótese de que as necessidades informacionais dos usuários do arquivo do NUPES da SRTE-PB são satisfeitas. Como metodologia, o estudo foi baseado no sensemaking. Trata-se de uma pesquisa empírica, pois são fatos da realidade, classificada como quantiqualitativa, de tipologia exploratório-descritiva. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado o questionário misto, construído com perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostraram que o arquivo estudado é um centro de informações e com uso recorrente para solucionar questões práticas da administração, porém, possui subjacente o valor cultural, inerente aos centros de documentação. Revelam-nos também, a necessidade de uma mediação efetiva entre usuário e arquivista, para a compreensão das necessidades dos usuários, para gerar assim um acesso e uso efetivo da informação. A pesquisa conclui que há necessidade de centralizar cada vez mais as atividades do arquivo no usuário e compreender uma gestão a partir das necessidades destes. A hipótese da pesquisa foi confirmada, tendo em vista que a maioria dos usuários afirmou ter suprido suas necessidades informacionais, satisfazendo-se com os serviços prestados pelo arquivo e mudando o seu contexto de vida através do uso real das informações deste acervo.
Descrição: SILVA, A. R. A. da. "A estrada vai além do que se vê": as necessidades informacionais dos usuários do arquivo do Núcleo de Pessoal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba. 2014. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4934
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Rouse Almeida da Silva.pdfAline Rouse Almeida da Silva1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.