Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4941
Título: Da ação do professor à indisciplina do aluno
Autor(es): Silva, Valdete de Andrade
Palavras-chave: Indisciplina
Aluno
Escola
Data do documento: 1-Set-2014
Resumo: O presente trabalho pretende abordar a problemática da indisciplina discente na escola, analisando suas consequências no processo educativo. As reflexões aqui descritas partem das observações vividas no estágio supervisionado em Gestão, Educação infantil e Ensino Fundamental realizados no curso de licenciatura em Pedagogia. Diante disso foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e exploratório, realizada a partir de levantamentos bibliográficos, com a finalidade de identificar os possíveis motivos da indisciplina presente nas escolas, e questionários aplicados a professores da rede pública, com a finalidade de compreender estas questões com base em suas experiências. Como objetivo geral estabeleceu-se: Analisar a ação do professor em relação à indisciplina do aluno em sala de aula. Como aporte teórico buscou-se a contribuição de Marrafon (2007), Abromovay (2008), Snyders, (1993), Aquino (1996), Guedes (2006), entre outros.Foi constatado no decorrer da pesquisa que a maioria dos alunos não respeita seus professores e esses, desorientados, procuram gestores que têm dificuldades em estabelecer limites na sala de aula e não sabem até que ponto é possível intervir sobre esses comportamentos. O problema da indisciplina está enraizado nos lares onde predominam famílias desestruturadas, na escola e na sociedade como um todo.
Descrição: SILVA, V. A. Da ação do professor à indisciplina do aluno. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4941
Aparece nas coleções:63 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valdete de Andrade Silva.pdf652.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.