Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4942
Título: O processo de alfabetização e letramento
Autor(es): Silva, Jailma Mendes de Oliveira
Palavras-chave: Alfabetização
Métodos
Letramento
Data do documento: 1-Set-2014
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi destacar a importância do letramento na formação educacional. Investigar a prática e a alfabetização nas escolas. Tendo em vista que a questão da alfabetização preocupa os estudiosos e professores há muito tempo, pois existem inúmeras formas de ensinar a ler e escrever, muitos métodos são aplicados, mas a grande preocupação paira na necessidade de se ensinar a “ler” de uma forma interessante e investigativa. A pesquisa constituiu-se através de observações e entrevistas realizadas com professoras alfabetizadoras. As professoras entrevistadas mostraram ser conscientes da necessidade de alfabetizar partindo do conhecimento que o aluno traz consigo e de variedades textuais para visualização, para depois transformar esse conhecimento em aprendizagem sistemática. Mas é necessário ressaltar que nem sempre um novo método resolve os problemas da alfabetização. Quando alfabetizado o indivíduo que sabe ler e escrever tem se revelado em condições insuficientes para responder adequadamente as demandas da contemporaneidade. É preciso fazer uso da leitura, da escrita e da interpretação no cotidiano. A cada momento, aumentam as demandas por práticas de leituras e de escrita, fazendo com que os indivíduos necessitem desse aprendizado. Assim, nos apropriamos de algumas reflexões teóricas de Emilia Ferreiro (1999), Kleiman (1989), Vygotsky (1987), Lemle (1989), entre outros. A discussão do letramento surge sempre envolvida no conceito de alfabetização que tem levado a uma inadequada e imprópria síntese dos procedimentos, com prevalência do conceito de alfabetização.
Descrição: SILVA, J. M. O. O processo de alfabetização e letramento. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4942
Aparece nas coleções:63 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jailma Mendes de Oliveira Silva.pdf622.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.