Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4947
Título: "Da cegueira da justiça " à visibilidade na utilização de práticas arquivísticas em movimentações cartorárias
Autor(es): Sousa, Francinaldo dos Santos
Palavras-chave: Práticas arquivísticas
Movimentações cartorárias
Processos cíveis
Data do documento: 1-Set-2014
Resumo: No cenário contemporâneo com o advento da revolução tecnológica e a evolução da comunicação, consequentemente o aumento da demanda no atendimento ao usuário é necessário a utilização de práticas arquivísticas objetivando a maximização dos espaços, utilidade e lucros, etc. Diante disto, esse trabalho busca averiguar as práticas arquivísticas desenvolvidas na 2ª Vara da Comarca de Santa Rita – PB. Assim, buscou-se discutir a organização dos processos a partir das “Autuações”; apresentando uma técnica auxiliar a já existente na Instituição, além disto, se verificou como é feita à recuperação documental e sua “Juntada.” Para uma compreensão significativa das práticas cartoriais foi necessário listar e conceituar os principais termos que compõem o vocabulário controlado da Instituição. Utilizou-se, como base teórica, Christo (2007); Schellenberg, (2006); Negreiro, (2007); Jardim, (1987); Rousseau e Couture 1998;Bernardes e Dellatore, (2008); Bellotto, 2004; Rondenelli, 2006; Cassares e Moi, 2000; Sousa, (2011). Optou-se por uma abordagem empírica, qualitativa do tipo descritiva e exploratória. A observação e análises das práticas regulares e a implantação de outras técnicas demonstraram facilitação na busca e acesso da unidade documental (peça), uma vez que houve uma separação dos processos de competência da Vara que corresponde os processos cíveis e do Menor infrator dando mais celeridade às tomadas de decisão.
Descrição: SOUSA, Francinaldo dos Santos. "Da cegueira da justiça" à visibilidade na utilização de práticas arquivísticas em movimentações cartorárias. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4947
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francinaldo dos Santos Sousa.pdfFrancinaldo dos Santos Sousa609.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.