Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4954
Título: Caminhos e mudanças na formação de educadores/as da Escola Tiradentes Mari/PB
Autor(es): Oliveira, Adriana Varelo de
Palavras-chave: Educação do campo
Formação continuada
Formação de educadores
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a formação dos professores/as da Escola Municipal Tiradentes, no Assentamento Tiradentes, Município de Marí – Paraíba. A intenção principal é demonstrar como vem se desenvolvendo a prática pedagógica na Educação do Campo, possibilitada a partir da formação continuada dos/as professores/as, em pasceria com a UFBP, enfatizando o fazer pedagógico e a metodologia de ensino. A metodologia de análise partiu dos portfólios trabalhados no ano letivo de 2012, das entrevistas realizadas com cinco professores que atuam na Educação infantil (Ensino Fundamental - primeira fase da pré-escola ao 4º ano) e que participaram da formação e das oficinas pedagógicas e do projeto político pedagógico da escola. Revelando a possibilidade de realizar uma prática pedagógica que demonstra a identidade dos alunos com a educação do campo, que está intimamente ligada com a sua história como filhos de agricultores, reconstruindo suas próprias percepções educacionais e metodologias pedagógicas, fortalecendo uma educação que analise a sua especificidade dos conhecimentos e que representem sua pluralidade cultural, sua diversidade de saberes e conhecimento, pautados no respeito, na valorização, no reconhecimento da comunidade. Um olhar crítico que articula os saberes dos próprios sujeitos que se encere na formação do individuo contribuindo com o desenvolvimento educacional de cada um e fortalecendo os seus direitos individuais e coletivos
Descrição: OLIVEIRA, A. V. de. Caminhos e mudanças na formação de educadores/as da Escola Tiradentes Mari/PB. 2013. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4954
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Varelo de Oliveira.pdfAdriana Varelo de Oliveira198.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.