Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4955
Título: Alguns desafios da educação inclusiva na contemporaneidade
Autor(es): Santos, Belízia Magna Costa dos
Palavras-chave: Educação inclusiva
Acessibilidade - educação
Formação de professores
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: O presente trabalho visa, de maneira breve, discutir alguns desafios enfrentados pela educação inclusiva nos dias atuais. De fato, reconhecemos que o atendimento educacional especializado como estratégia capaz de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades especificas de desenvolvimento e de aprendizagem. É viável preconizar a oferta do atendimento educacional especializado e reforçar a necessidade de formação de professores e demais profissionais da educação, para oferecer este atendimento com qualidade. Sendo esta uma pesquisa de caráter bibliográfico, inicialmente, levantamos uma fundamentação teórica respaldada em teóricos como Voivodic (2004), Almeida (2004), Beyer (2006), Otto (2006), entre outros. Esse estudo objetiva, nesse sentido, identificar as dificuldades encontradas no ambiente escolar para a inclusão, o contexto do nascimento da inclusão, apontar alguns paradigmas que precisam ser quebrados para inclusão, bem como os pressupostos, nos quais se fundamenta e o significado da educação inclusiva. De modo geral, ao final desse estudo, chegamos à conclusão que, hoje, as crianças estão sendo olhadas com mais humanidade no aspecto educacional, o que pressupõe afirmar que essa área tem refletido como um momento de desenvolvimento social e humano.
Descrição: SANTOS, B. M. C. dos. Alguns desafios da educação inclusiva na contemporaneidade. 2013. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4955
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Belízia Magna Costa dos Santos.pdfBelízia Magna Costa dos Santos141.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.