Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4957
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leite, Tatiana Félix | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-02T13:04:20Z | - |
dc.date.available | 2014-09-02T13:04:20Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4957 | - |
dc.description | LEITE, T. F. O lúdico como recurso pedagógico na construção do desenvolvimento infantil. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo aborda a importância do lúdico no trabalho pedagógico com crianças pequenas. Assim objetiva refletir sobre as contribuições do brincar para o desenvolvimento infantil. Dessa forma analisa o papel do educador como mediador junto às crianças nos encaminhamentos de atividades lúdicas nos espaços pedagógicos que atende o referido seguimento. Demonstrando que ao se trabalhar ludicamente o professor não estar negligenciando a importância dos conteúdos curriculares, uma vez que ao trabalhar com atividades lúdicas as crianças desenvolvem a concentração, estabelecem relações sociais, constrói conhecimentos entre outras habilidades, além de ser excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, que se iniciou com a revisão da literatura, e em seguida o aprofundamento teórico. Dessa forma para compreendermos melhor nosso pensamento e desenvolver com mais propriedade nossas ideias, lançamos mão do conhecimento expresso por autores como: Fontana (1997), Maluf (2003), Fortuna (2013), Borba (2007), Carvalho (2014) e entre outros. A partir daí percebemos que os jogos, brinquedos e brincadeiras apresentam-se como recursos necessários na construção da identidade e autonomia da criança. O estudo também permitiu compreender que os espaços destinados para atender a educação infantil, assim como o professor devem se empenhar e proporcionar atividades lúdicas no cotidiano, contribuindo para um aprendizado significativo. Desta forma esperamos oferecer uma boa leitura sobre a importância do brincar na vida da criança. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vanusa Valério dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O lúdico como recurso pedagógico na construção do desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Tatiana Félix Leite.pdf | Tatiana Félix Leite | 726.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.