Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4958
Título: Histórias dos trabalhadores do agave no município de Caiçara/PB
Autor(es): Soares, José Hildemarcio Mendes
Palavras-chave: Trabalhadores
Agave
Caiçara - PB
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: O século XX fora marcado por grandes mudanças no cenário nacional brasileiro e entre essas está a cultura do agave que submergiu outras culturas e ganhou destaque em vários estados brasileiros, especialmente na Paraíba. Neste sentido, este estudo busca entender as vivências dos trabalhadores rurais na cultura do agave em Caiçara-PB, entre os anos de 1945 a 1966. Inicialmente faço um breve relato sobre a origem e como essa cultura chegou ao Brasil e no Nordeste. Para uma melhor compreensão do estudo, cito as principais características do agave e como a cultura foi produzida. Posteriormente mostro brevemente como era o cotidiano no trabalho. De modo que os personagens principais são os trabalhadores. O estudo aponta, principalmente, a partir das memórias dos trabalhadores como se deu a implantação e o desenvolvimento dessa cultura no município, possibilitando uma mudança na vida das pessoas que viviam da agricultura. Para composição deste estudo foram importante as entrevistas com antigos trabalhadores do agave e referencias bibliográficas, tais como Verena Albert (2006), Mariângela Nunes (2006) e Costa (1990).
Descrição: SOARES, J. H. M. Histórias dos trabalhadores do agave no município de Caiçara/PB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4958
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Hildemarcio Mendes Soares.pdfJosé Hildemarcio Mendes Soares1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.