Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4960
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Eliene Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-02T13:04:44Z | - |
dc.date.available | 2014-09-02T13:04:44Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4960 | - |
dc.description | DIAS, E. F. Afetividade na educação infantil: uma experiência no estágio supervisionado. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como tema central a importância da afetividade para o desenvolvimento da criança da Educação Infantil, investiga fatores que comprovem tal importância. Para elucidar tais elementos buscou-se o enfoque em análises feitas a partir de experiências vividas no Estágio Supervisionado que será apresentada inicialmente como contribuição na formação reflexiva do Pedagogo, com embasamento teórico de Libâneo (2010), Barbosa (2009) e Pimenta (2011). Em um segundo momento se dará a parte central do texto, a afetividade como foco para o desenvolvimento do indivíduo e a importante contribuição do educador para isso, com aporte do referencial teórico de Jean Piaget (1971), Henri Wallon (1968) e também com a importante contribuição de outros estudiosos do tema. Na finalização do artigo teceremos questões de reflexões acerca do educador da Educação Infantil, com uma sucinta base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), em Kulisz (2004) e Dias (2012). Para a realização dessa análise utilizamos uma metodologia focada em um estudo de caso, a partir de uma experiência no estágio supervisionado, de cunho qualitativo, integrada pela exploração de relações e conceitos em relação ao que observado no espaço pedagógico que ocorreu o processo de estágio. Os resultados desta pesquisa revelam a necessidade que a afetividade tem de ser um constituinte das práticas em sala de aula e da relação entre criança e educador, com importante relevância para a inserção da criança ao meio escolar e por conseguinte ao social em todos os seus contextos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vanusa Valério dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educador | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.title | Afetividade na educação infantil: uma experiência no estágio supervisionado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Eliene Fereira Dias.pdf | Eliene Fereira Dias | 428.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.