Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4961
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jerônimo, Amanda Inácio | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-02T13:04:50Z | - |
dc.date.available | 2014-09-02T13:04:50Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4961 | - |
dc.description | JERÔNIMO, A. I. O espaço da música na educação infantil. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa objetiva analisar a prática pedagógica do professor da Educação Infantil, no que se refere à música como alternativa didático-pedagógica em sua atuação. Inicialmente apresentaremos o referencial metodológico, onde descrevemos como a pesquisa foi desenvolvida. Em outras palavras para Marconi e Lakatos (2010) não há ciência sem o emprego de método científico, ou seja, não há descobrimentos e estudos sem a metodologia científica. Em seguida, discutiremos a contextualização histórica da Educação Infantil, tendo como embasamento teórico Ariès (1914-1984) e Oliveira (2007). Dando continuidade, abordaremos a inserção da música na Educação Infantil, embasado em documentos legais do estado, Piaget (1975) e Vygotsky (1989). Mais adiante apresentaremos breves discussões sobrea criança e a música; o movimento da criança; seu brincar e a musicalização na Educação Infantil. Para esta fundamentação recorremos a Jeandot (1993), Craidy e Kaercher (2001),entre outros. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo em duas creches municipais na cidade de Guarabira, PB. Essa abordagem de pesquisa para Marconi e Lakatos (2010) é utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese que se queira comprovar, ou, ainda, de descobrir novos fenômenos ou as relações entra eles. Utilizamos como técnica de pesquisa o questionário, aplicado às professoras. Os resultados desta pesquisa revelam que a música tem uma colaboração significativa no desenvolvimento da aprendizagem, concentração, habilidade e equilíbrio da criança, além de auxiliar na contribuição das práticas educacionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vanusa Valério dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | O espaço da música na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Amanda Inácio da Silva.pdf | Amanda Inácio da Silva | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.