Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4965
Título: Aprendendo brincando: o lúdico na construção do conhecimento na educação infantil
Autor(es): Souza, Edilane Barbosa de
Palavras-chave: Ludicidade
Educação infantil
Desenvolvimento cognitivo
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: O presente estudo analisa o processo educativo como facilitador da aprendizagem na sala de aula da educação infantil. As escolas devem propor uma metodologia diferenciada, uma dessas metodologias são os jogos lúdicos, onde os alunos são capazes de construir, desenvolver, aplicar e manusear o objeto estudado, tornando assim uma aprendizagem significativa. “Na verdade, a atividade lúdica é uma forma de o indivíduo relacionar-se com a coletividade e consigo mesmo.” (Amarilha, 1997: 88). O presente trabalho discutirá a maneira lúdica de ensinar e aprender criando um ambiente favorável focando na construção do conhecimento das séries iniciais, com base nos alunos da Escola Anthenor Navarro, que atende alunos nos anos iniciais, da zona urbana, da cidade de Guarabira-PB. Estas atividades foram aplicadas no período de dois meses para obter maiores informações e qual o nível da aprendizagem dos alunos da referida escola, onde foi possível questionar, discutir, analisar, as melhores maneiras de resolver as questões das dificuldades na aprendizagem, visando uma forma de enquadrar todos os alunos em um só nível de conhecimento. Sabendo disso, tornar a aprendizagem em um processo prazeroso e interessante. Entendemos que é necessário o professor se conscientizar da existência de vários jogos educativos, a partir disso, mostraremos a importância do “lúdico” e como, os jogos, brinquedos e as brincadeiras podem ser importantes para o bom desenvolvimento desses alunos em sala de aula.
Descrição: SOUZA, E. B. de. Aprendendo brincando: o lúdico na construção do conhecimento na educação infantil. 2013. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4965
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edilane Barbosa de Souza.pdfEdilane Barbosa de Souza1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.