Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4966
Título: Pedagogia de projetos: o lúdico na educação infantil
Autor(es): Rodrigues, Ana Carla Gomes
Palavras-chave: Ludicidade
Educação infantil
Processo de aprendizagem
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: O presente artigo trata a respeito da Pedagogia de Projetos, tendo como ponto importante o lúdico na educação infantil. Apresenta a importância do brincar como também a sua influência na aprendizagem das crianças. Mostra o papel do professor como auxiliador, envolvendo o lúdico na sala de aula com a utilização dos brinquedos, brincadeiras e jogos pedagógicos que desenvolva habilidades e imaginação nas crianças. O lúdico na educação infantil tem como objetivo desenvolver aprendizagens significativas partindo daquilo que já faz parte da vida da criança: o brincar. Percebeu-se a necessidade do brincar no processo educativo implantando dentro das escolas as brinquedotecas, onde as crianças além de brincar possam também aprender. A metodologia utilizada consistiu na revisão documental levando em conta as concepções de alguns teóricos da área, buscando dar subsídios para essa pesquisa. A partir de uma análise de conteúdos sobre o brincar, percebemos que os jogos e brincadeiras são tidos como recursos que se fazem necessários na construção da identidade infantil, como também sua autonomia. Nessa pesquisa procurou-se averiguar qual a contribuição desses projetos em relação à aprendizagem dessas crianças e do desenvolvimento cognitivos dos sujeitos ai inseridos através de leituras e análises de textos e pensadores sobre o assunto.
Descrição: RODRIGUES, A. C. G. Pedagogia de projetos: o lúdico na educação infantil. 2013. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4966
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carla Gomes Rodrigues.pdfAna Carla Gomes Rodrigues159.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.