Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4972
Título: Análise da influência ambiental relacionada ao uso de tabaco entre universitários
Autor(es): Albuquerque Neto, Wilson Coêlho de
Palavras-chave: Universitários
Nicotina
Saúde pública
Tabagismo
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: Os altos prejuízos impostos pelo consumo do tabaco são uma pesada carga não só para a saúde individual, em especial da juventude, mas também para a saúde financeira da sociedade. O tabagismo é responsável por 13% das mortes no Brasil. Este estudo objetiva avaliar os fatores ambientais que influenciam a prática do consumo de cigarro entre universitários do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba (CCSA/UEPB). Trata-se de estudo qualitativo descritivo, com universitários do 3º e 4º períodos, de ambos os sexos e idade superior a 18 anos, pertencentes ao CCSA/UEPB, Campus I, Campina Grande, Paraíba. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2010 com a coleta de dados sobre a influência para o consumo de cigarros por estudantes do CCSA/UEPB. Utilizou-se para coleta de dados um questionário com respostas de múltipla escolha e, na análise estatística foi utilizado Microsoft Office Excel. Observou-se que a influência dos pais é um importante fator de risco quando se relaciona ao consumo de tabaco dos filhos. A influência dos amigos chega a ser similar aquela gerada pelos pais. Relacionando-se a mensagens antitabágicas, 55,18% dos universitários pesquisados afirmaram terem visto poucos anúncios. Os determinantes para o tabagismo são multifatoriais e estão inter-relacionados, sendo a influência dos pais, problemas familiares, amigos e a mídia fatores determinantes para o consumo do cigarro. As pesquisas realizadas no foco ambiental aliado aos estudos com os estudantes do CCSA/UEPB, demonstraram ser necessário estímulos a estudos sobre influência que proporcionem estratégias eficazes para o controle do tabagismo.
Descrição: ALBUQUERQUE NETO, W. C. de. Análise da influência ambiental relacionada ao uso de tabaco entre universitários. 2013. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4972
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wilson Coelho de Albuquerque Neto.pdfWilson Coelho de Albuquerque Neto327.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.