Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4974
Título: Levantamento epidemiológico dos pacientes assistidos no serviço de referência em hanseníase do município de Campina Grande-PB no período de 2003 a 2012
Autor(es): Silva, Pedro Henrique Araújo da
Palavras-chave: Hanseníase
Mycobacterium leprae
Poliquimioterapia
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. O homem é a única fonte de infecção, sendo a transmissão feita diretamente do paciente não tratado. A doença manifesta-se por meio de sinais e sintomas dermatoneurológicos. Existem aproximadamente 1.500.000 pacientes com hanseníase no mundo, sendo o Brasil o segundo no ranking mundial de casos. O objetivo foi realizar um levantamento do perfil clínico e epidemiológico dos pacientes diagnosticados com Hanseníase no Serviço de Referência do município de Campina Grande-PB. Tratou-se de um estudo retrospectivo, longitudinal, documental e descritivo, realizado entre Fevereiro e Junho de 2013 no qual foram avaliadas as fichas dos pacientes portadores de Hanseníase atendidos no Serviço de Referência em Hanseníase do município de Campina Grande – PB, no período de 2003 a 2012. Foram detectados 552 novos casos de Hanseníase. O gênero masculino prevaleceu. As faixas etárias de maior incidência foram de 20 a 29 anos para os homens e de 50 a 59 anos para as mulheres. A classificação operacional mais encontrada foi a Paucibacilar e a forma Tuberculóide predominou nos dois gêneros. A grande maioria dos pacientes obteve a cura, tomando em média 6 doses da medicação poliquimioterapia para paucibacilares (PQT/PB) e 12 doses da poliquimioterapia para multibacilares (PQT/MB). É importante observar que a busca ativa dos pacientes, o controle de comunicantes e uma capacitação contínua da equipe de saúde podem contribuir para uma melhoria da qualidade de vida dos portadores de Hanseníase, além de um eficaz controle da doença na sociedade.
Descrição: SILVA, P. H. A. da. Levantamento epidemiológico dos pacientes assistidos no serviço de referência em hanseníase do município de Campina Grande-PB no período de 2003 a 2012. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4974
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Henrique Araújo da Silva.pdfPedro Henrique Araújo da Silva369.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.