Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4978
Título: Educação ambiental na Escola Municipal Professor Miron, Campina Grande – PB: uma relação escola, sociedade e meio ambiente
Autor(es): Silva, Suênia da
Palavras-chave: Meio ambiente
Educação ambiental
Resíduos sólidos
Conscientização ambiental
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: A Revolução Industrial ocasionou inúmeras modificações no aspecto da evolução humana seja ela no setor social, ambiental ou econômico. O grande marco nesta época foi à substituição do trabalho braçal pelo mecanizado o que ocasionou nas ultimas décadas transformações no meio ambiente numa velocidade espantosa. Os recursos ambientais são cada vez mais extraídos sem o devido cuidado, ocasionados pelo intenso consumismo. A chave para solucionar os grandes problemas ambientais está exatamente no homem e em suas inter-relações. Neste sentido, a Educação Ambiental é um assunto que vem sendo bastante debatido no cenário mundial e a escola quanto Instituição geradora de conhecimentos deve trabalhar as questões ambientais de forma contínua e permanente, preparando os alunos como cidadãos ativos na sociedade. O objetivo primordial dessa pesquisa é diagnosticar como os alunos estudam, aprendem e põem em prática as questões ambientais. Teve o intuito de esclarecer e conscientizar alunos das séries iniciais 5º e 6º ano da Escola Municipal Professor Miron, localizada no Município de Campina Grande – PB sobre as questões ambientais, dando ênfase maior aos Resíduos Sólidos que é um dos problemas mais agravantes, principalmente no que diz respeito à sua destinação. Observou-se durante a pesquisa a visão antropocêntrica de meio ambiente por parte dos alunos que é decorrente da ideia de que o ser humano é o centro do universo, portanto, não faz parte do meio ambiente, podendo extrair os recursos naturais de forma ilimitada sem que isto venha lhe causar problemas. Os resultados foram analisados através de questionários onde foi realizado um comparativo entre as respostas das duas turmas pesquisadas, o que resultou numa incoerência conceitual em relação à concepção das questões ambientais, o que se pode concluir que a temática meio ambiente não vem sendo trabalhada de forma adequada. O processo de conscientização ambiental ocorre vagarosamente, mas para sanar essa questão a saída é a Educação, sobretudo a Ambiental, sendo este o principal instrumento para combater os problemas socioambientais e garantir a tão sonhada sustentabilidade.
Descrição: SILVA, S. da. Educação ambiental na Escola Municipal Professor Miron, Campina Grande – PB: uma relação escola, sociedade e meio ambiente. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4978
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suênia da Silva.pdfSuênia da Silva1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.