Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4982
Título: HIV: Qual o lugar possível ao sujeito?
Autor(es): Melo, Jayane Kelly Gomes de
Palavras-chave: AIDS
Portadores de HIV
Psicanálise
Sujeito
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), popularmente conhecida como AIDS, por se tratar de uma patologia que tem como uma das formas de contágio a relação sexual desprotegida é historicamente marcada por preconceitos e estereótipos. O fato do prognóstico incerto em relação à cura, além de gerar no sujeito alguns impactos com o recebimento do diagnóstico, lhe coloca diante de incertezas em relação à vida, fato que pode levar a uma desordem psíquica, haja vista o comprometimento das defesas do organismo e, como consequência, um pré-anuncio de morte. O presente estudo se trata de uma pesquisa de cunho qualitativo referendado a partir da Psicanálise.O público do estudo é contemplado por pacientes internados no setor de infectologia do Hospital Universitário Alcides Carneiro – HUAC, em Campina Grande – PB. Feita uma breve explanação sobre a AIDS e suas representações, abordaremos como a psicanálise postula a constituição do inconsciente e do sujeito, assim como a mudança de paradigma na pesquisa nessa perspectiva.Utilizamos para analisar os dados colhidos na escuta aos entrevistadosa análise do discurso visando o significantee cada fala será analisada singularmente, tendo em vista o sujeito do inconsciente que é priorizado na psicanálise. Os resultados mostraram que, apesar de todos os entrevistados terem o diagnóstico do vírus HIV como ponto em comum, há, ali, sujeitos que sofrem e se apresentam diante desse prognóstico de maneira singular, para além do estigma que marca os portadores da síndrome enquanto aidéticos.
Descrição: MELO, J. K. G. de. HIV: Qual o lugar possível ao sujeito? 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4982
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jayane Kelly Gomes de Melo.pdfJayane Kelly Gomes de Melo402.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.