Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4984
Título: O ensino da geometria na sala de aula do Ensino Médio e uma experiência com o PIBID – UEPB
Autor(es): Pereira, Josivaldo Francisco
Palavras-chave: Ensino de geometria
Ensino Médio
PIBID
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: Neste trabalho discute-se sobre as principais contribuições do uso de materiais manipuláveis e softwares como instrumentos metodológicos no ensino de geometria no ensino médio. Pretende-se ainda investigar alguns fatores que podem intervi no ensino da geometria do ensino médio e apresentar algumas práticas pedagógicas que possam trazer melhores resultados ao aprendizado dos alunos. Aborda-se aspectos históricos do conhecimento geométrico, um pouco do ensino da Geometria nos dias atuais, experiências trabalhadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UEPB) e experimentos na sala de aula. Relata-se várias atividades desenvolvidas no PIBID com alunos do Ensino Médio, como oficinas e minicursos, e em que nestas atividades mostra-se a informática como uma boa ferramenta para introduzir vários conceitos geométricos e ajudar o aluno a analisar, relacionar e compreender diversas situações problemas que certamente encontraram no decorrer de suas vidas. Ao final do estudo, observa-se que as praticas pedagógicas podem produzir melhores resultados para o aprendizado dos alunos, proporcionando o trabalho em equipe, a motivação e incentivo pelo ensino, e ajudando-os a se tornarem seres críticos-sociais e autônomos.
Descrição: PEREIRA, J. F. O ensino da geometria na sala de aula do Ensino Médio e uma experiência com o PIBID – UEPB. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4984
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josivaldo Francisco Pereira.pdfJosivaldo Francisco Pereira1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.