Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4987
Título: Estratégia didática no ensino de Química a partir da tecnologia da informação e comunicação
Autor(es): Lima, Beatriz da Silva
Palavras-chave: Ensino de Química
Estratégia didática
LabVirt off-line
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: Esta pesquisa é resultado de uma investigação de cunho qualitativo, tendo como objetivo investigar a inserção das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Química a partir de uma estratégia didática do tipo LabVirt Off-line sobre soluções e misturas. Inicialmente, a presente pesquisa buscou fazer um levantamento com os professores da disciplina de Química da rede estadual das escolas de todas as cidades do Brejo Paraibano, empregando como instrumento de análise o questionário semiestruturado, com o objetivo de traçar o perfil do professor (a) para participar da pesquisa. Logo em seguida, após a seleção da professora, foi aplicada a estratégia didático-pedagógica LabVirt Off-line: A Tarefa de João, com as turmas de 2º ano da escola estadual da cidade de Alagoa Nova – PB no turno da manhã. A utilização do LabVirt como recurso didático, facilita o aprendizado de novos conceitos e desenvolve a capacidade cognitiva dos estudantes, permitindo que eles construam conhecimentos e adquiram competências, com isso desenvolvam simultaneamente o espírito crítico. Os resultados apontam que a utilização de atividades com o uso das tecnologias de informação e comunicação está pautada na transmissão de conteúdos aos estudantes, estando estas inseridas no contexto escolar, mas ainda não de fato incluídas no processo ensino aprendizagem dos estudantes. Essa estratégia didática de ensino desperta e estimula a capacidade investigativa de discutir o tratamento de informação, de forma que o estudante compreenda não só os conceitos, mas as diferentes formas de pensar e falar sobre o mundo por meio da Ciência. Sendo assim, concluirmos que a inserção da estratégia LabVirt off-line: A Tarefa de João no ensino de Química, contribuiu no processo de ensino e aprendizagem sobre o conceito de misturas. Pois, esta ferramenta permitiu aos estudantes a concepção da temática de diferentes formas, permitindo assim uma olhar interativo dos mesmos.
Descrição: LIMA, B. da S. Estratégia didática no ensino de Química a partir da tecnologia da informação e comunicação. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4987
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Beatriz da Silva Lima.pdfBeatriz da Silva Lima1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.