Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4993
Título: Obtenção de celulases por fermentação semissólida do resíduo agroindustrial do caju lavado usando carboximetilcelulose como fonte indutora
Autor(es): Aleixo Júnior, Marcos Eugênio de
Palavras-chave: Carboximetilcelulose
Fermentação semissólida
Trichoderma reesei
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: As celulases destacam-se em diversas áreas de atuação. Uma utilização que tem merecido destaque é na hidrólise de materiais lignocelulósicos para a obtenção de açúcares fermentescíveis destinados à produção de bioetanol de terceira geração. Atualmente, a maioria das celulases microbianas comercialmente utilizadas é produzida pela espécie Trichoderma, em especial o Trichoderma reesei com capacidade comprovada de produção de enzimas celulolíticas. Estudos vêm sendo desenvolvidos com objetivo de produzir essa enzima através de um processo de fermentação semissólida, a partir de resíduos agroindustriais lignocelulósicos, diminuindo assim os custos de produção da enzima, e agregando valor ao resíduo. Muitos substratos são utilizados com a finalidade de se obter grandes quantidades de enzimas celulolíticas por microrganismos. O objetivo desse trabalho foi de obter celulases a partir do bagaço do pedúnculo do caju utilizando o Trichoderma reesei LCB 48, empregando carboximetilcelulose como fonte indutora desta enzima. Inicialmente, foi realizada a fermentação semissólida do resíduo do caju lavado nas condições de 45% de umidade inicial e 1% de fonte de nitrogênio, porém adicionando-se 0,25% de carboximetilcelulose por grama de resíduo seco. Foi realizado um acompanhamento cinético no qual foram feitas análise de açucares redutores e atividade enzimática expressa em CMCase, Fpase e celobiase. Em seguida foi feito um ensaio para se determinar o pH ótimo e temperatura ótima das enzimas. Verificou-se que a indução do meio com carboximetilcelulose proporcionou um aumento de atividade em CMCase considerável, comparando os dados da literatura. As enzimas CMCase e Fpase tiveram atividade ótima em temperatura de 50 °C e pH entre 4,0 e 5,0. A biomassa do resíduo do bagaço do pedúnculo do caju mostrou ter potencial para ser utilizado na fermentação para produção de enzimas celulases e a indução com carboximetilcelulose mostrou ter um efeito positivo na obtenção de tais enzimas.
Descrição: ALEIXO JÚNIOR, M. E. de. Obtenção de celulases por fermentação semissólida do resíduo agroindustrial do caju lavado usando carboximetilcelulose como fonte indutora. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4993
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcos Eugênio de Aleixo Júnior.pdfMarcos Eugênio de Aleixo Júnior868.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.